Publicidade:

As 16 melhores praias de Portugal

Para si, que adora o sol e o mar, selecionámos as 16 melhores praias de Portugal. Garantimos que vai encontrar nesta lista o seu paraíso de férias.

As 16 melhores praias de Portugal
Praias maravilhosas de norte a sul do país

Por todo o território continental e também nas ilhas, há locais onde o Atlântico e a natureza em redor compõem cenários únicos. Assim, as melhores praias de Portugal estão espalhadas um pouco por toda a costa e fomos descobri-las. Se nas suas próximas férias escolher ficar por cá, faça de pelo menos uma destas 16 praias o seu destino. Verá que não se arrepende.

Melhores praias de Portugal: 16 sugestões para conhecer já este verão


Praia de Miramar

1. Praia de Moledo, Caminha

Começamos esta listagem das melhores praias de Portugal pelo norte do país. Aqui, há uma praia que não pode faltar em nenhum guia turístico do nosso litoral. Falamos da Praia de Moledo, junto à pitoresca vila de Caminha. Todos os verões, políticos, colunáveis e famílias mais ou menos famosas, vem aqui usufruir da bonita paisagem, da atmosfera tranquila e dos saudáveis ares do mar, que aqui apresenta elevados índices de iodo.

A subida do mar tem feito reduzir o areal, mas continua a ser uma praia de Bandeira Azul, com ótimos acessos e boas infraestruturas de apoio, que incluem bares, restaurantes e até escolas de surf. Um parque infantil perto da praia ajuda a entreter os mais novos.

2. Praia da Arda, Viana do Castelo

Praia da Arda, Viana do Castelo

Viana do Castelo tem algumas das melhores praias de Portugal e, na impossibilidade de as mencionarmos todas, porque queremos cobrir todo o país, destacamos a praia da Arda, em Afife. Paraíso de surfistas, esta é, no entanto, uma praia aberta a todos, devido à sua enorme extensão e ao bonito enquadramento natural, com destaque para as dunas.

A qualidade da água desta praia com Bandeira Azul, também conhecida por praia da Mariana ou praia do Bico, faz com que seja especialmente adequada a famílias com crianças, que aqui têm todo o espaço do mundo para brincar e fazer castelos na areia. Um bar de praia assegura bebidas e snacks, havendo também um restaurante. O acesso faz-se de carro até poucos metros antes do passadiço sobre as dunas.

3. Praia de São Paio, Vila do Conde

Esta praia é um pequeno tesouro natural que poucos conhecem. Fica na freguesia de Labruge, concelho de Vila do Conde, e arriscamo-nos a dizer que é das praias mais românticas do país. Como que a proteger a pequena praia e ainda antes de a avistarmos, já se faz notar a modesta capela de São Paio, edificada em 1885, ainda que haja registos religiosos desta ermida de 1623.

Bem mais antigos, são os vestígios de um castro que ainda aqui perduram, datados da Idade do Ferro. Quanto à praia, é uma praia ventosa, com certeza, ou não estivéssemos no Norte. As formações rochosas, no entanto, protegem os veraneantes, para além de conferirem à paisagem uma rudeza que cativa. Para lá chegar, atravessam-se campos e passa-se por pequenas quintas de lavradores, que ainda hoje trabalham a terra.

4. Praia de Miramar, Vila Nova de Gaia

Outrora destino de famílias nobres e abastadas, Miramar ainda conserva muito do seu charme, visível nas artérias arborizadas, ladeadas de elegantes palacetes. A praia, com boa acessibilidade, apresenta um areal extenso e serviços de apoio como aluguer de toldos, bar e wc, para além de permitir a prática de diversos desportos náuticos.

Mas a protagonista da praia é, sem dúvida, a Capela do Senhor da Pedra. Situada sobre uma rocha mas em pleno areal, na preia-mar pode ficar rodeada de água e as ondas por vezes vêm sobre a edificação, dando um toque de surrealidade a este, já de si, inusitado cenário.

5. Praia de São Jacinto, Aveiro

Praia de São Jacinto, AveiroFonte: Commons/Fabrizio Sciami

Aveiro, a que muitos chamam de veneza portuguesa, é também um ótimo destino de praia. De entre as muitas e boas praias da região, a de São Jacinto, devido às suas características naturais únicas, merece figurar neste top das melhores praias de Portugal.

O acesso à mesma não é o mais fácil, mas encare isso como uma vantagem, pois é o que tem permitido manter quase intacto este santuário de biodiversidade, inserido na Reserva Natural das Dunas de São Jacinto. Assim, pode lá chegar atravessando uma longa estrada indo da Torreira, ou então apanhando o barco no Forte da Barra.

Um dos maiores atrativos desta praia é poder ter de um lado as águas mais agitadas do Atlântico e do outro, as águas tranquilas da Ria de Aveiro, havendo desportos e atividades disponíveis para ambas as opções. Uma praia perfeita para famílias, que conta com os habituais serviços de apoio.

6. Praia de São Martinho do Porto

São Martinho do PortoFonte: Commons/ Paulo Juntas

Uma praia em concha, que seduz ainda antes de lá chegarmos: assim é a praia de São Martinho do Porto, que se confunde com a própria vila. O seu recorte único garante um areal plano e águas calmas, perfeitas para banhos sem preocupações.

É uma praia de fácil acessibilidade, com Bandeira Azul, que por estar tão perto da “civilização” oferece a comodidade de ter todos os serviços ali ao pé, desde bares a lojas e restaurantes. Os passadiços de madeira convidam a relaxantes passeios ao longo da bonita baía, que o levam até Salir do Porto.

7. Praia da Adraga, Sintra

Praia da Adraga, Sintra

Continuando a descer no mapa, encontramos a Praia da Adraga, em Sintra. Integrada no Parque Natural de Sintra-Cascais, é uma praia bastante fotogénica, nomeadamente à hora em que o sol se põe. De facto, as suas rochas calcárias conferem-lhe recantos únicos e ricos: é frequente avistarem-se pescadores junto à imponente rocha arqueada.

As Grutas da Pedra de Alvidrar são outra das atrações, bem como o restaurante em cima da praia, junto ao Parque de Estacionamento, onde se pode saborear pratos de peixe, ao longo de todo o ano. Para lá chegar, é só seguir a estrada sinuosa a partir de Almoçageme.

8. Praia do Guincho, Cascais

Praia do GuinchoFonte: Commons/Alvesgaspar

Uma das mais famosas praias de Portugal, o Guincho nunca deixou que o forte vento, que ali é presença assídua, lhe retirasse a beleza ou o poder de atração. Pertencente à freguesia de Alcabideche, concelho de Cascais, a praia do Guincho é especialmente procurada por quem quer praticar desportos como surf, windsurf ou kitesurf.

Em 2012 foi eleita uma das 7 Maravilhas de Portugal na categoria de “Praia de Uso Desportivo”. O seu longo e largo areal, limitado pelo Cabo da Roca e pela Serra de Sintra, assim como as águas intrépidas do Atlântico, oferecem uma visão desafogada e retemperadora. Um ponto turístico português obrigatório para quem não dispensa cenários grandiosos à beira-mar.

9. Portinho da Arrábida, Setúbal

Portinho da ArrábidaFonte: Commons/ F nando

Esta praia é mais uma prova de que Portugal é um país lindo. O Portinho da Arrábida, em Setúbal, está inserido no Parque Natural da Serra da Arrábida e oferece uma atmosfera pitoresca difícil de igualar. Para além disso, a baía da praia apresenta uma incrível gama de verdes e azuis, a que não será alheia a influência da vegetação da Serra.

É possível mergulhar para conhecer a biodiversidade subaquática da zona, mas mesmo que não o faça irá surpreender-se com este lugar. Para chegar à freguesia de São Lourenço e depois à praia do Portinho da Arrábida, indo de Setúbal, terá de percorrer uma estrada pouco simpática. A viagem tumultuosa ficará, no entanto, esquecida, assim que lá chegar e for recebido com tamanha beleza.

Se estiver com tempo, não deixe de visitar também a praia dos Galapinhos, igualmente surpreendente: em 2017 ganhou mesmo o galardão de ‘Melhor Praia da Europa’ nos prémios European Best Destinations.praia

10. Praia do Carvalhal, Odemira

Não só é uma das melhores praias do Sudoeste Alentejano como uma das melhores do nosso país. Tem fama e proveito, esta praia do Carvalhal, situada a poucos quilómetros de outra praia famosa, a da Zambujeira do Mar.

No Carvalhal, há de tudo para encantar os banhistas: areal convidativo – ainda que não seja muito extenso, mar propício a mergulhos, vigilância, serviços de apoio e, claro, um enquadramento natural atrativo, onde sobressaem as falésias que abrigam a praia do vento.

Ostenta Bandeira Azul e está ainda classificada como “praia acessível”. À semelhança de outras já aqui mencionadas, é uma praia ‘naturalizada’, ou seja, afastada de construções humanas, o que a torna especialmente atrativa.

11. Praia de Odeceixe

Praia de OdeceixeFonte: Commons/Tiago J.G. Fernandes

Ainda na Costa Vicentina, mas já na faixa algarvia, paramos agora em Odeceixe, concelho de Aljezur. Apresenta um areal plano e desafogado, tendo sido considerada uma das 7 Maravilhas de Portugal na categoria de Praia de Arribas.

Um dos motivos que atrai muita gente à praia de Odeceixe, nomeadamente famílias, é a presença da Ribeira de Seixe, que oferece uma praia fluvial, ou seja, uma zona extra de águas tranquilas para banhos e brincadeiras.

Tem Bandeira Azul e disponibiliza parque de estacionamento, bar de praia, sanitários e aluguer de toldos. Um comboio turístico faz passeios entre a praia e a vila.

12. Praia da Arrifana

Ainda em Aljezur, encontramos mais abaixo a Praia da Arrifana, outra das melhores praias de Portugal. As altas arribas, de um surpreendente dourado escuro, dominam a paisagem e limitam os cerca de quinhentos metros de areal desta praia, protegendo-a do vento.

No topo sul da praia, a “Pedra da Agulha” tornou-se ícone deste lugar e da própria região, que tem cativado cada vez mais turistas portugueses e estrangeiros, atraídos pela sua imensidão e tranquilidade. A natureza encontra-se aqui em estado puro e é por isso habitat de inúmeras espécies que, sobretudo fora das épocas balneares, convivem com os surfistas.

É uma praia com Bandeira Azul, dispõe de bar e sanitários. Na localidade da Arrifana, encontra cafés, lojas e restaurantes, onde aconselhamos a que prove o excelente peixe fresco, apanhado pelos pescadores locais.

13. Praia da Rocha

Praia da Rocha, Algarve

Esta praia do Algarve quase que dispensa apresentações. Mas não é por ser um clássico das praias portuguesas que não merece estar neste TOP15. Fica em Portimão e apreciá-la do alto das suas falésias douradas é obrigatório em qualquer viagem ao Sul do país.

A Fortaleza de Santa Catarina é uma das imagens de marca da praia, logo a seguir às já mencionadas e deslumbrantes arribas, que acompanham os seus mais de mil metros de comprimento. Um passadiço de madeira permite passeios pela praia da Rocha durante todo o ano. E durante todo o ano pode contar com os serviços de apoio da animada marginal, com bares, lojas e restaurantes porta sim, porta sim.

14. Praia da Falésia

Albufeira é dos concelhos algarvios mais conhecidos pela qualidade das suas praias e a praia da Falésia é um bom exemplo. A grande falésia que lhe dá o nome apresenta tonalidades variadas, o que a torna ainda mais interessante. Dispõe de serviços de apoio como bar e sanitários e ostenta a Bandeira Azul.

Tem cerca de três quilómetros de areal. O acesso final tem sempre de se fazer via passadiço e escada ou rampa em madeira. As águas são relativamente tranquilas e as temperaturas seguem a média do mar algarvio, podendo superar os 20º no mês de agosto.

15. Porto Santo, Madeira

Porto Santo, Madeira

Não é só em território continental que podemos encontrar excelentes praias. Uma das melhores praias de Portugal está mesmo no Arquipélago da Madeira. Referimo-nos à fantástica praia de Porto Santo.

Nove quilómetros de areia fina e dourada e águas com propriedades terapêuticas comprovadas, fazem de Porto Santo uma das melhores estâncias balneares do nosso país. A arte de bem-receber das gentes da ilha é outro trunfo, que se pode saborear à mesa, com a deliciosa gastronomia madeirense.

É uma praia incrível para toda a família, desde logo pelos hotéis na primeira linha de mar e pelos serviços disponíveis, que colocam uma ênfase especial nos mais novos, para que os pais possam descansar e tirar o máximo partido das férias.

16. Praia da Ribeira Quente, Açores

Praia da Ribeira Quente, São Miguel, Açores

Também nas paradisíacas ilhas dos Açores encontramos excelentes praias. E ainda que uma ida aos Açores, normalmente, não tenha a praia como prioridade, é bom saber que ali há locais apetecíveis para estender a toalha, apanhar sol e dar um mergulho.

Uma das melhores praias para este dolce far niente é a Praia da Ribeira Quente, na Ilha de São Miguel, também conhecida por praia do Fogo. O nome indicia uma característica bastante apelativa: a elevada temperatura das suas águas. A areia escura lembra-nos que estamos numa ilha de origem vulcânica.

Conte com guarda-sóis de colmo, bar de praia, sanitários e vigilância, assim como estacionamento e ótima acessibilidade. Fica a sete quilómetros da famosa localidade das Furnas.

Veja também: