Publicidade:

Melhores praias para surf: 15 spots imperdíveis

Quem gosta de pegar na prancha e entrar no mar, tem de saber quais as melhores praias para surf. Descubra 15 spots incríveis pelo mundo.

Melhores praias para surf: 15 spots imperdíveis
Conheça o mundo de prancha na mão

Pico, tubo, swell, backside, drop, crowd… Se estas palavras fazem parte do seu dia a dia, este artigo sobre as melhores praias para surf é para si. Fomos à procura dos spots mais elogiados por surfistas experientes e viajados. Portugal tem praias incríveis, já se sabe, mas aqui vamos ainda mais longe, mostrando-lhe paraísos do surf um pouco por todo o planeta – alguns ainda pouco explorados.

Pegue no fato e na prancha e venha daí.

Conheça 15 das melhores praias para surf do planeta


Em Portugal

Praia do Norte, Nazaré

Ericeira, Mafra

A Reserva Mundial de Surf da Ericeira é a primeira área demarcada do género na Europa e por aí se vê a qualidade desta zona para a prática do surf. De facto, a Ericeira não é apenas uma praia, mas um conjunto de várias onde as ondas se apresentam quase todo o ano perfeitas para a modalidade. A destacar ainda o caráter acolhedor e pitoresco desta vila piscatória a cerca de 50 km a norte de Lisboa.

Peniche, Leiria

O concelho de Peniche tem algumas das melhores praias para surf em solo nacional. A mais famosa é a praia de Medão Grande, mais conhecida por “Supertubos” ou “Pipeline Europeu”. Tem fama mundial, devido às ondas muito tubulares e rápidas que entusiasmam os amantes do surf. Não é de estranhar que aqui se realizem muitas provas e campeonatos oficiais desta modalidade.

Nazaré, Leiria

Se desde o início da modalidade em Portugal a Nazaré foi um spot venerado, a sua fama e prestígio aumentaram exponencialmente a partir de novembro de 2011, quando Garret McNamara surfou uma onda colossal que veio a ser considerada a maior onda do ano nos prémios Billabong Global Big Wave Awards. As ondas gigantes são, pois, o prato forte da Praia do Norte, um dos lugares míticos do surf em Portugal.

Sagres, Algarve

Sagres é o santuário do surf na região do Algarve. Pode ser a cereja em cima do bolo no final de uma surftrip que desça a Costa Vicentina, onde praias como a Arrifana ou a praia do Amado são garantia de boas ondas. Mas, há outras vantagens em escolher Sagres para surfar: o mergulho é igualmente uma atividade apetecível, assim como a observação de baleias e golfinhos.

Mariana, Viana do Castelo

Nesta lista de melhores praias para surf, subimos agora ao norte de Portugal para destacar a praia da Mariana, em Viana do Castelo. O nome oficial é praia da Arda, mas também é conhecida por praia “do Bico”, precisamente pelas suas características privilegiadas para esta modalidade. No local há escolas que ministram aulas de surf, bodyboard e SUP, muito procuradas pelos mais novos, sobretudo no verão.

Paúl do Mar, Madeira

Se faz surf e um dia for à Madeira, saiba que também aqui existe um spot a explorar. Falamos de Paúl do Mar, também conhecido como Ribeira das Galinhas. Situada na costa oeste da ilha, numa zona pouco urbanizada, esta praia permite-lhe viver momentos tranquilos e desligados da civilização. Mas, não se preocupe: há alguns bares e restaurantes onde vai poder deliciar-se com a gastronomia madeirense.

Na Europa

Bundoran, Irlanda

Bundoran, Irlanda

É a capital do surf na Irlanda e apesar das águas muito frias é muitas vezes comparada à Indonésia. Em 2011 realizou-se aqui o Campeonato Mundial de Surf, mas nem isso fez desvirtuar a autenticidade desta vila piscatória. Os retiros de fim de semana que combinam surf com ioga são uma ótima maneira de usufruir deste cenário natural a três horas de carro de Dublin.

Hossegor, França

Situado no sudoeste da França, 40 quilómetros a norte de Biarrtiz, é um dos principais spots de surf europeus. Oferece ondas para todo o tipo de praticantes, desde os mais inexperientes aos profissionais, fazendo parte de muitos circuitos e campeonatos importantes. As praias mais reputadas são La Gravière e La Nord, mas Capbreton e Seignosse oferecem igualmente boas condições para o surf.

Mundaka, Espanha

É no País Basco que estão as melhores praias para surf de Espanha. San Sebastian e Zarautz, por exemplo, são nomes a fixar. Mas, nesta lista decidimos destacar Mundaka, uma praia especialmente indicada para praticantes de nível avançado. É no outono que chegam a esta vila pacata dezenas de grupos de surfistas, entusiasmados por poder agarrar as esquerdas mais longas do planeta. Fica a cerca de 40 quilómetros de Bilbau.

Capo Mannu, Itália

E surfar no Mediterrâneo, um mar mais conhecido pela sua tranquilidade, é possível? Temos boas notícias: é possível e um dos melhores sítios para o fazer fica em Itália, na bonita ilha da Sardenha. As ondas podem atingir até 4 metros de altura e 200 metros de comprimento. É uma praia rochosa, o que lhe dá charme mas também obriga a alguns cuidados.

No mundo

Waikiki, Havai, EUA

Tel Aviv, Israel

Não é dos destinos imediatos quando se fala em surf, mas pode revelar-se uma ótima surpresa. Para além de oferecer boas ondas ao longo de todo o ano, pode juntar-se à viagem uma interessante componente histórica e cultural. Para além disso, Tel Aviv é uma cidade jovem e cosmopolita, onde não falta animação. No verão, os bares e as festas na praia são bastante concorridas e apreciadas, mas se for um surfista radical, o melhor é ir até lá de novembro a março.

Las Salinas, Nicarágua

Na América central poderá encontrar algumas das melhores praias para surf do mundo. A Costa Rica é um país com algumas praias míticas, mas a Nicarágua, menos explorada, não lhe fica atrás. Las Salinas é o ponto nevrálgico da modalidade no país, devido à consistência das condições para a prática da modalidade: ventos offshore durante todo o dia, todos os dias do ano.

Bukit, Indonésia

Bali, na Indonésia, é um destino recorrente de surftrips. A paisagem e a cultura locais contribuem para o charme que os surfistas encontram nesta ilha, e onde as praias do Bukit ocupam um lugar especial. Há muitos surfistas portugueses que se apaixonaram de tal maneira por este local, que ali vivem e dão a cara por projetos de turismo. Bukit significa “colina” e do alto desta a vista para o oceano é deslumbrante.

Taghazout, Marrocos

Místico, enigmático, exótico: assim é Marrocos e se puder juntar esta atmosfera magnética a um excelente spot para surfar, terá encontrado o destino para umas férias memoráveis. Situada a 20 quilómetros a norte de Agadir, a famosa estância balnear marroquina, a cidade histórica de Taghazout fica entre o mar e o deserto, tendo começado por ser o local de um acampamento berbere. Aqui vai poder contar sempre com longos ground swells e vento offshore.

Waikiki, Havai

Terminamos esta viagem pelas principais mecas do surf mundial com o sítio onde nasceu a modalidade, pelo menos tal como é hoje praticada. Waikiki, no Havai, dispensa apresentações para os aficionados do surf. Apesar de ser um destino muito popular e concorrido, não desilude e promete arrepiar aqueles que forem surfar à noite, protegidos pela faixa brilhante de luzes que acompanha o recorte da praia.

Veja também: