Os melhores restaurantes do mundo: top 10

Já se imaginou a jantar no melhor restaurante do mundo? Então descubra quais os melhores entre os melhores.

Os melhores restaurantes do mundo: top 10
À sua espera está uma experiência gastronómica inesquecível

As Estrelas Michelin estão para os restaurantes como os Óscares estão para os filmes e atores. As estrelas Michelin distinguem a excelência não só dos pratos, mas também do serviço de um restaurante, e apenas os melhores dos melhores conseguem tamanha distinção.

Não é, por isso, de estranhar que quando um restaurante é agraciado com a chancela Michelin se torne um verdadeiro hotspot gastronómicos, onde, por vezes, meses de lista de espera podem tornar uma refeição numa experiência gastronómica inesquecível. Aqui fica a lista dos melhores restaurantes do mundo, elaborada pelo site The Culture Trip.

O top 10 dos melhores restaurantes do mundo

1. Noma (Copenhaga, Dinamarca)

noma

Entre 2010 e 2014 foi considerado o melhor restaurante do mundo. E a marca parece não cair. O Noma é um dos melhores e mais exclusivos restaurantes do mundo e conta com a chancela da Michelin.

A cozinha está sob os comandos do chef René Redzepi que, juntamente com a sua equipa, criou uma ementa que se assume com uma interpretação da cozinha nórdica.

2. The Fat Duck (Berkshire, Reino Unido)

Se acompanha o Masterchef Australia, certamente já ouviu falar deste restaurante e do seu chef, Heston Blumenthal. Este bistro com toque francês fica localizado em Bray, Berkshire (no Reino Unido) e conta com três estrelas Michelin. Tantas como o tempo da lista de espera por uma mesa, que é de cerca de três meses.

3. Ledbury (Londres, Reino Unido)

ledbury

É liderado pelo chef Brett Graham, que veio desde a Austrália até ao Reino Unido para abrir o The Ledbury, em 2005. Conta com duas estrelas Michelin e é número 20 na lista dos 50 melhores restaurantes do Mundo (The World’s 50 Best).

4. Osteria Francescana (Modena, Itália)

É o eleito italiano de 2016 na lista dos melhores restaurantes do Mundo. Este restaurante Italiano do chef Massimo Bottura conta com três estrelas Michelin.

5. Restaurant Le Meurice (Paris, França)

le meurice

O Restaurant Le Meurice faz parte de um hotel de luxo, situado nos limites dos jardins de Tuileries, uma localização privilegiada, a que se junta uma decoração refinada.

O conceituado chef de cozinha Alain Ducasse (nome que dispensa apresentações no mundo da gastronomia), tomou as rédeas da cozinha do Le Meurice em 2013, trazendo consigo as tão afamadas estrelas e devolvendo toda a glória ao restaurante.

6. El Cellar de Can Roca (Girona, Espanha)

É outro dos que consta na lista dos 50 melhores restaurantes do Mundo. Sob os comando do chef Joan Roca, este “restaurante free-style” como é descrito, conta com três estrelas Michelin.

7. Sukiyabashi Jiro (Tóquio, Japão)

jiro

É considerado o melhor restaurante de sushi do mundo e nem a localização (uma estação do metro) o afastou das três estrelas Michelin que detém. O dono e chef Jiro Ono, ainda no ativo aos 90 anos, gere o restaurante que – apenas com 10 lugares – é um dos mais exclusivos do mundo.

8. Central Restaurante (Lima, Peru)

O chef Virgilio Martinez leva a cozinha contemporânea peruana muito além do ceviche e isso já lhe valeu uma estrela Michelin. Consta também dos 50 melhores restaurantes do Mundo.

9. Eleven Madison Park (Nova Iorque, Estados Unidos da América)

madison

A cozinha está nas mãos do chef Daniel Humm, que conquistou a sua primeira estrela Michelin com apenas 24 anos. O chef juntou-se a Will Guidara, para abrir o Eleven Madison Park em 2006 e desde então o calibre do espaço tem vindo a destacar-se, pelos pratos e pela excelência no serviço. Conta com três estrelas Michelin.

10. Gaggan (Bangkok, Tailândia)

O restaurante tem o nome do seu chef (Gaggan Anand), que depois de uma passagem pelo restaurante El Bulli (onde estagiou com Ferran Adrià) foi abalar – pela positiva – a indústria da restauração na Tailândia. No Gaggan, o chef Anand oferece uma cozinha indiana progressista, que levam os felizardos que por lá passam numa viagem pelos sabores da cozinha indiana.

Veja também: