AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

As 10 melhores universidades do mundo

Na altura de escolher a universidade onde quer estudar, é também importante saber quais são as melhores universidades do mundo e porquê.

As 10 melhores universidades do mundo
Quer escolher a melhor universidade para estudar? Saiba qual o top 10
  • Os Estados Unidos e o Reino Unido dominam o top 10

Escolher um curso já não é tarefa fácil, nomeadamente numa época em que a oferta do ensino tem vindo a crescer significativamente nos vários cantos do mundo. Escolher uma universidade poderá ser ainda mais difícil e implica uma análise profunda de diversos fatores. Desde a localização à reputação, quando se escolhe uma universidade deve-se fundamentalmente perceber que peso poderá ter ela no futuro profissional.
 
Para tal, vale a pena espreitar o top das melhores universidades do mundo, recentemente avançado pelo grupo Britânico Quacquarelli Symonds (QS), que se assume como um dos mais respeitados do mundo.
Em 2014, a lista das melhores universidades do mundo volta a ser dominada por universidades britânicas e americanas, uma tendência que se tem vindo a afirmar nos últimos anos.
 

Top 10 das melhores universidades do mundo

 

1. Massachusetts Institute of Technology (MIT)

Já não é a primeira vez que este instituto, nos Estados Unidos, é eleito a melhor universidade do mundo, conseguindo que o somatório de todos os indicadores alcance uma reputação de 100%.
 

2. University of Cambridge

A Universidade de Cambridge, no Reino Unido, dispensa apresentações e é, sem sombra de dúvida, uma das melhores universidades do mundo, assim como uma das preferidas a nível global. A sua reputação atinge quase a excelência, com uma classificação de 99,4 por cento.
 

3. Imperial College London

Ainda no Reino Unido surge a Imperial College London que a nível de ranking está empatada com a University of Cambridge, atingindo também uma votação de 99,4 por cento. A sua oferta formativa está muito vocacionada para as áreas de ciência, tecnologia e medicina.
 

4. Harvard University

Não muito longe das restantes, está a Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, que talvez vença em notoriedade. Harvard é sem dúvida um exemplo de formação e de escola a seguir, considerada por muitos a universidade de eleição em todo o mundo. Atinge em 2014 uma reputação de 99,3 por cento.
 

5. University of Oxford

Voltando ao Reino Unido e não menos importante está a Universidade de Oxford, também ela um exemplo a nível mundial e um polo agregador de talentos. Oxford tem sobretudo inúmeros professores e alunos estrangeiros que optam pela qualidade da sua formação em terras britânicas. A sua reputação está avaliada em 99,2 por cento.
 

6. UCL (University College London)

Em sexto lugar ma tembém com 99,2 por cento dos votos está a famosa UCL, a mais antiga faculdade de Universidade de Londres. Reza a história que a UCL foi a primeira a aceitar todo o tipo de estudantes, independentemente da raça, classe social, religião ou sexo.
 

7. Stanford University

Sendo já a terceira universidade dos Estados Unidos que aparece neste ranking, a Stanford University, fundada em 1985, soma 98,3 por cento da reputação.
 

8. California Institute of Technology (Caltech)

Embora seja um instituto privado, onde o preço médio das propinas é bastante elevado, o Instituto de Tecnologia da Califórnia oferece excelentes condições a todos aqueles que optarem por esta instituição como um caminho para o futuro. A taxa de reputação ficou nos 97,1 por cento em 2014.
 

9. Princeton University

Apesar de não ser das universidades mais conhecidas do mundo, a Princetown University é considerada uma das melhores de sempre, sendo também uma das oito mais prestigiadas da Ivy League. Em 2014 atingiu 96,6 da reputação.
 

10. Yale University

Em último lugar no top 10 das melhores universidades do mundo surge a Yale University, que é a terceira instituição de ensino superior mais antiga do mundo, inaugurada em 1701. A votação de 2014 atribui-lhe 96,5 por cento de reputação.
 

O que distingue as melhores universidades do mundo?

No ranking que é apresentado todos os anos pela QS, existem pelo menos seis indicadores fundamentais para determinar o que diferencia as melhores universidades das restantes. A reputação da universidade entre académicos e empregadores são dois dos fatores de peso nesta análise, seguidos do número de professores comparativamente com o de alunos, o número de citações em publicações de referência, o número de alunos estrangeiros e, por fim, o número de professores estrangeiros. A soma destes fatores define, efetivamente, o lugar da universidade no contexto global.
   

 

 

 
Veja também: