Menopausa: tudo o que precisa de saber

Os sintomas da menopausa aparecem entre os 45 e os 55 anos, provocando desconforto físico e emocional. Esta fase marca o fim da fertilidade feminina.

Menopausa: tudo o que precisa de saber
Saiba como identificar esta importante alteração hormonal

A menopausa não passa de uma fase normal na vida de qualquer mulher, mas muitas vezes, por ser vista como o fim de um ciclo importante, pode trazer um mal estar extra, para além de incómodos físicos.

A verdade é que a menopausa é isso mesmo: o fim da fertilidade feminina. Contudo, este fim deve apenas ser encarado sob o prisma da biologia, porque atualmente há muitas formas de manter a saúde física e emocional mesmo com a chegada do novo período fisiológico.

Descubra neste artigo o que é a menopausa, aprenda a diagnosticá-la através dos seus sintomas e saiba quais os tratamentos aplicáveis.

O que é a menopausa

A menopausa é, simplesmente, a chegada do último período menstrual da mulher. Neste período fisiológico, dá-se o fim da menstruação e dos ciclos ovulatórios. Durante a fase do climatério, que antecede a menopausa, a menstruação pode tornar-se bastante irregular, mas ainda assim existir,  eventualmente.

O climatério já significa que o corpo feminino está numa fase não reprodutiva, pois é já a partir daí que as mulheres deixam de produzir as hormonas estrogénio e progesterona, ainda que de forma lenta e gradual. Mas lembre-se: a menopausa só acontece, de facto, quando a mulher tem um último ciclo menstrual.

Por ser um período delicado, física e emocionalmente, e de muitas mudanças significativas, a menopausa pode agravar o risco de algumas doenças.

Quando se dá a menopausa

Não existe uma idade definida pelos médicos para que a mulher entre no período da menopausa, pois esta pode variar bastante, mas há uma média reconhecida pelos especialistas. É entre os 45 e os 55 anos que a maior parte das mulheres atinge o período que encerra a sua fertilidade, no entanto, a mudança pode ocorrer antes destas idades, de forma espontânea ou provocada por cirurgia.

A menopausa cirúrgica acontece quando os ovários e o útero são retirados por alguma necessidade médica.

10 sintomas da menopausa

Existem alguns sintomas que podem ajudar a identificar a chegada da menopausa. Se tem mais de 40 anos e acredita que está a entrar nesta fase, tome nota:

  • Menstruação irregular
  • Ausência de menstruação (por 12 meses consecutivos)
  • Suores noturnos intensos
  • Ondas de calor que aparecem sem uma causa aparente
  • Cansaço frequente
  • Alterações de humor (ansiedade, irritabilidade ou tristeza)
  • Redução da qualidade do sono
  • Secura vaginal
  • Diminuição da libido
  • Queda de cabelo

Atenção: os sintomas listados, bem como a sua intensidade, podem variar de mulher para mulher.

Diagnóstico

O diagnóstico da menopausa é realizado com base nos sinais que a mulher identifica como sintomas inesperados, sendo a principal característica observada a ausência do período menstrual por mais de um ano consecutivo. Pode ser solicitado um exame de sangue que verifique a taxa de FSH no organismo e existe ainda um teste de farmácia para ajudar a identificar a menopausa.

Tratamento

Quando os sintomas da menopausa são muito desconfortáveis para a mulher, comprometendo a sua vida familiar, afetiva e profissional, pode ser realizado um tratamento receitado pelo médico ginecologista. Este é baseado no uso de medicamentos à base de estrogénio e progesterona. No entanto, no caso de mulheres que sofrem com colesterol alto ou hipertensão, estes são desaconselhados. A solução poderá ser uma suplementação à base de soja.

Veja também: