AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

4 vantagens de ter um mentor profissional

Um mentor profissional pode ajudá-lo a progredir na sua carreira. Explicamos como.

4 vantagens de ter um mentor profissional
Descubra algumas qualidades

“Coach” profissional ou mentor profissional: dois termos bastante em voga hoje em dia. Quem não ouviu falar do jogador Éder e a sua coach Susana Torres? De acordo com o jogador responsável pelo golo que nos garantiu a vitória no Europeu 2016, foi graças à sua coach que o mesmo conseguiu o objetivo de ter sucesso no jogo.

Um mentor profissional consiste numa pessoa, exterior ao seu ambiente profissional, que o ajuda a focar-se nos seus objetivos e a levar avante as suas ambições, sempre com determinação e perceção da realidade à sua volta.

Para que possa saber um pouco mais sobre esta profissão, cada vez mais essencial no mundo profissional extremamente competitivo, damos-lhe quatro razões que justificam a importância de um mentor profissional.


4 vantagens de um mentor profissional na carreira


1. A verdade acima de tudo

Por vezes, há coisas que nos custa ouvir, sobretudo quando se trata de necessidades de melhoria da nossa parte. O mentor profissional é responsável por nos dizer sempre a verdade, mesmo que ás vezes custe ouvi-la!

Não estranhe se este mentor lhe diga francamente que está na altura de procurar um novo emprego ou que está a ser imprudente ao tomar determinada decisão. Ele dirá sempre a verdade com foco na obtenção dos seus melhores resultados.

 

2. Histórias profissionais semelhantes

Se está a pensar contratar um mentor profissional, contrate, de preferência, um que tenha tido, em algum momento, um percurso profissional similar ao que pretende ou pelo menos dentro da sua área de interesse.

Deste modo, ele vai conseguir ajudá-lo mais facilmente a enfrentar os problemas e obstáculos inerentes à dificuldade de entrada e progressão num mercado de trabalho cada vez mais agressivo. Conhecendo as especificidades daquilo que pretende, mais facilmente se combate os problemas.

 

3. Networking

Networking - outra das palavras de que tanto se ouve falar. Mas afinal o que é isto? Basicamente, trata-se de conhecer e contactar com várias pessoas que tenham alguma influência no seu campo de atuação.

E nisto, um bom mentor profissional, é exímio: ele vai apresentá-lo às pessoas que realmente interessam no que respeita o sucesso de uma carreira profissional.

 

4. Desistir não é opção!

Quando se sentir mais em baixo, com vontade de desistir, é aqui que o seu mentor profissional vai ter também um importante papel: desistir não faz parte das opções válidas!

Mais do que nunca desistir de si, o seu mentor profissional não vai permitir que a própria pessoa desista do objetivo também.

Treinar a força de vontade e determinação é uma das principais funções do mentor profissional, rumo à conquista dos objetivos delineados.

Veja também: