Os 8 mercados de Natal mais bonitos da Europa

Sabe quais são os mercados de Natal mais bonitos da Europa? Embarque nesta viagem natalícia connosco e descubra locais imperdíveis e encantadores.

Os 8 mercados de Natal mais bonitos da Europa
Deixe-se contagiar pelo espírito do Natal

Frio, chuva e neve poderão ser fatores não tão apelativos para viajar no inverno. Porém, há um evento que nos faz esquecer tudo isto e quase pular de alegria: o Natal.

As pessoas ficam mais bem-dispostas, os locais ganham novas cores e luzes que lhes conferem um encanto próprio, principalmente nos mercados de Natal mais bonitos da Europa que lhe iremos mostrar.

Se esta é a sua época preferida, há, de facto, mercados de Natal que não pode perder. Pegue já na agenda e num mapa porque por toda a Europa há dezenas de mercados para fazer desta uma época ainda mais especial. Sozinho, a dois ou em família esta será, sem dúvida, uma viagem cheia de magia.

Pode até não ser um grande fã desta época, mas não ficará indiferente às ruas enfeitadas, às montras coloridas, ao sorriso especial que aquele desconhecido lhe lança, aos atos de generosidade que deveriam existir todo o ano.

Tudo isto parece ganhar ainda mais importância nas cidades onde encontramos os mercados de Natal mais bonitos da Europa. Saiba quais são.

8 mercados de Natal imperdíveis


Descubra os mercados de Natal mais bonitos da Europa e embarque numa viagem muito especial.

1. Viena, Áustria

mercado de natal viena

Experienciar o Natal em Viena é desfrutar ao máximo dos mercados de Natal espalhados pela cidade, beber vinho quente, comer castanhas assadas, assistir a concertos típicos e poder comprar verdadeiras obras de arte locais aos vendedores de rua.

No que aos mercados de Natal diz respeito, o destaque vai para o Alt Wiener Weihnachtsmarkt em Freyung, devido aos artigos em cerâmica, brinquedos de madeira, velas e decorações de Natal que lá encontra e que resultam em bonitos presentes de Natal.

Se acha que o frio poderá ser um problema, então, dê um saltinho até ao Teehaus de Demmer, mesmo em frente ao Palácio de Schönbrunn, perfeito para umas horas longe do frio da rua, onde poderá experimentar vinho quente com sumo de laranja.

Um dia perfeito termina com um concerto de Natal e nada melhor do que assistir a um numa das igrejas da cidade, nomeadamente, a Catedral de Santo Estêvão, Malteserkirche, Minoritenkirche, Peterskirche e a pequena joia barroca da Igreja de Santa Anna.

2. Munique, Alemanha

natal em munique

Munique é famosa pelos mercados de Natal, uma história que já conta com 17 anos, e pela existência de uma árvore de Natal de 100 metros de altura na Marienplatz.

É obrigatória uma visita ao Mercado de Natal de Munique em Marienplatz, onde, nas proximidades, encontrará a Vila de Natal no Pátio da Residenz, com alguns dos melhores espaços para comer e beber. É a pausa perfeita durante o seu passeio e o local ideal para as crianças se divertirem um pouco, antes de rumar ao Festival de Inverno de Tollwood. Aqui, poderá visitar mais um bonito mercado de Natal, comprar comida orgânica, artesanato e assistir a concertos e a apresentações artísticas divertidas.

3. Londres, Inglaterra

natal em londres

O aspeto mais impressionante do Natal em Londres é o brilho das luzes, que conferem à cidade uma renovação festiva instantânea e a transformam quase numa outra Londres, mais colorida, luminosa e animada.

Por isso, o melhor é ir caminhando pelas ruas e deliciar-se com os pequenos prazeres londrinos. E se se sentir mais aventureiro, recomendamos uma visita às muitas pistas de gelo disponíveis na cidade, para horas de pura diversão. Algumas das mais bonitas localizam-se junto ao Museu de História Natural e na Somerset House.

E claro que não podemos esquecer as compras, principalmente as que são feitas na rua, nas lojas mais tradicionais ou nas feiras e mercados que conferem a Londres mais cor e sabor.

Vá a uma destas cidades viver uma experiência natalícia em pleno. Descubra as ofertas TopAtlântico >>

4. Praga, República Checa

Praga

Praga transforma-se e veste-se a rigor para receber o Natal que parece encaixar tão bem nesta cidade com as suas ruas históricas, arquitetura barroca e gótica, catedrais iminentes e mercados de Natal. A cidade parece mesmo um verdadeiro paraíso de inverno na Europa e é a caminhar, sem pressa nem tempo contado, que se explora tudo da melhor maneira.

Há algo de incrível em passear pela histórica Rua Nerudova, em Mala Strana, para ver a arquitetura gótica e barroca da cidade. Depois, assista a uma ópera ou a um ballet na Ópera Estatal ou no Teatro Nacional de Praga.

Quando a fome apertar, delicie-se com os prazeres gastronómicos nos mercados de Natal existentes na cidade, principalmente os que se localizam na Praça da Cidade Velha e na Praça Wenceslas. Aqui, poderá também comprar os presentes mais bonitos e originais de que há memória.

Mas reserve na agenda o dia 5 de dezembro. É uma data especial, em que se celebra St. Nicholas Eve, ou Mikulas, um evento anual em que o Pai Natal checo recompensa as crianças que se comportaram bem ao longo do ano, com guloseimas. E todas as ruas da Cidade Velha se enchem de atores barbudos numa festa para miúdos e graúdos.

5. Varsóvia, Polónia

mercado natal varsoviaFonte da imagem: Lodz Post

O Natal sempre parece um pouco mais natalício em Varsóvia. Por vários fatores: o clima, as tradições mais simples e bonitas e um espírito no ar que não se explica e apenas se vive.

Aqui, a temporada natalícia não se resume a promoções, a compras desenfreadas, mas sim a quatro semanas de advento, em que os polacos se devem preparar espiritualmente para a vinda de Cristo, abstendo-se de indulgências como festejos, danças e bebidas e são encorajados a ajudar os menos afortunados e, é claro, a participar da missa católica o máximo possível.

Poderá ser difícil imaginar uma cidade festiva com estas diretrizes que, para alguns, são tão restritivas e incompreensíveis, mas por esse mesmo motivo afirmamos que aqui o Natal não se explicar. Vive-se! 

6. Tallinn, Estónia

natal em tallinn

Flocos de neve que caem, cobrindo telhados e ruas com uma camada de branco puro. Velas e luzes iluminam as janelas do café, convidando todos para um copo de vinho quente. O inverno é um momento encantador na Estónia com dezenas de atrações festivas e sazonais. Por isso mesmo, um Natal em Tallinn será uma lembrança inesquecível.

Tallinn foi nomeada uma das cidades a conhecer em 2018 no ranking “Best in Travel” da Lonely Planet, muito devido ao que se passa no Natal. O famoso mercado de Natal de Tallinn é de visita obrigatória e estende-se pela Praça da Câmara Municipal ao redor de uma árvore de Natal imponente e brilhante.

O Pai Natal e as suas renas cumprimentam crianças e perguntam se se portaram bem para saber se são merecedoras de presentes, enquanto os mais crescidos podem comprar produtos artesanais em pequenas e amorosas barraquinhas.

Imperdível também é o “Gingerbread Mania” – um evento peculiar que mostra a arte e esculturas de centenas de designers feitos exclusivamente a partir de – acertou! – bolachas de gengibre.

7. Bruxelas, Bélgica

bruxelas

Bruxelas é uma maravilha arquitetónica e, durante o inverno, quando neva, torna-se ainda mais encantadora. O Winter Wonderland & the Christmas Market é uma oportunidade para descobrir a cidade de uma forma mágica e desfrutar de uma atmosfera amigável. Luzes, música, aromas, sabores, comida deliciosa e animação colocarão o seu espírito natalício nos píncaros.

Com mais de 230 artesãos locais e internacionais, este é um dos mercados de Natal mais bonitos da Europa e um dos maiores também, atraindo milhares de visitantes de todo o mundo. Este País das Maravilhas de Inverno estende-se por mais de 2,5 km através da Grand Place, da Bourse, da Place Ste Catherine, do mercado de peixe e das ruas Henri Maus e Bouse-de-Brouckère.

Aqui também poderá ver:

  • Carrosséis;
  • Uma pista de gelo coberta para patinagem;
  • Uma árvore de Natal gigante, com direito a espetáculo de luzes todos os dias;
  • Espetáculos de música;
  • Concerto de coros na Place Sainte-Catherine;
  • Desfiles natalícios, todos os sábados das 18h às 20h, no centro da cidade.

8. Copenhaga, Dinamarca

mercado natal copenhagaFonte da imagem: Kirker Holidays

O Natal em Copenhaga incorpora o verdadeiro espírito do “hygge” onde os moradores e os visitantes se divertem, nos Jardins do Tivoli, nos mercados de Natal e nos muitos restaurantes de qualidade que servem iguarias de Natal tradicionais e dinamarquesas.

O Natal nos Jardins do Tivoli é uma das mais bonitas tradições da cidade. Os jardins históricos estão cheios de casas de madeira decoradas, árvores cobertas de neve, renas do Pai Natal, luzes e a verdadeira atmosfera do Natal nórdico. Não faltam ainda ideias para presentes de Natal, decorações, lanches, biscoitos, doces e bebidas quentes.

Visite também o aconchegante mercado de Natal no castelo renascentista Kronborg, com muitos doces de Natal e experiências de época para crianças e adultos. Mas, atenção, porque apenas está aberto nos dois primeiros fins de semana de dezembro, altura em que este majestoso espaço abre o pátio e belos salões para o tradicional mercado de natal.

Para conhecer um destes mercados de Natal consulte a TopAtlântico e aproveite as ofertas especiais. Faça deste o Natal mais mágico de sempre!

Veja também: