Como escolher o meu mestrado em gestão

Mestrado em gestão: uma aposta de muitos para o sucesso profissional.

Como escolher o meu mestrado em gestão
Está a pensar em formação em gestão?

Muitos jovens e adultos escolhem realizar o mestrado em gestão como forma de se integrarem no Mercado de Trabalho com a possibilidade de terem um papel determinante nas empresas. Tomar decisões, perceber de contas e ser estratega são algumas competências fundamentais ao exercício de  cargos de gestão, e alguns mestrados preparam muito bem os candidatos. Contamos-lhe tudo.

Mestrado em Gestão – como escolher?

Na escolha do seu mestrado em Gestão deve ter em conta diversos critérios. Todos devem ser ponderados para que tome a decisão mais conveniente ao seu progresso profissional.

Critérios de escolha do mestrado em gestão

Estabelecimento de ensino

Comece por investigar quais os estabelecimentos de ensino que podem proporcionar formação adequada na área da gestão. A oferta distribui-se entre entidades públicas e privadas, entre entidades que proporcionam formação presencial e/ou à distância. Não deixe de considerar esta última oportunidade, uma vez que assim poderá beneficiar de estudar em qualquer parte do Mundo.

Preços

Os preços estão calibrados nos estabelecimentos públicos e privados. Nos públicos, o preço ronda os dois mil euros por ano, o que perfaz um investimento total de quatro mil. Já no privado, encontra mestrado em gestão com preços bastante superiores. As pós-graduações no setor privado têm um valor de mercado que ascende aos seis mil euros (valor do investimento total).

Modalidades de frequência

Alguns estabelecimentos de ensino poderão ter os seus cursos de pós-graduação repartidos por módulos, que podem ser frequentados (e pagos) independentemente. Pondere se esta é uma solução interessante para si.

Possibilidade de realizar um projeto prático

Um dos aspetos a ter em conta quando escolhe o seu mestrado em gestão é a existência da possibilidade de realizar um projeto de natureza prática numa empresa à sua escolha ou que esteja previamente protocolada com a entidade de ensino. Assim, a sua entrada no mercado de trabalho estará facilitada, e poderá dar ao seu mestrado em gestão um cunho mais prático que teórico.

Currículo dos professores

Investigue quem são os professores do mestrado em gestão e confira se têm perfis puramente académicos ou se têm uma ligação forte a contextos reais de trabalho, exercendo, por exemplo, cargos de gestão em empresas. Dependendo da orientação que quer dar ao seu mestrado e dos seus objetivos, poderá optar por uma ou outra vertentes.

Conteúdos programáticos

Consulte nos sites das entidades de ensino os respetivos programas de estudos e compare-os. Opte pelo mestrado que for de encontro aos seus objetivos de carreira.

Algumas sugestões de mestrados em gestão

 

Veja também: