AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Qual escolher: mestrado ou pós-graduação?

Na hora de escolher entre mestrado ou pós-graduação há muito a ponderar e a decisão não é simples. No E-konomista damos a ajudar a avaliar as vantagens de cada um.

Qual escolher: mestrado ou pós-graduação?
As vantagens e aplicações de cada um.

Mestrado ou pós-graduação, eis a questão! Se está indeciso sobre que opção escolher, saiba que percebemos bem as suas dúvidas porque há tanto a ponderar. Desde a oferta que há no mercado, ao tempo que precisa dedicar, ao retorno que vai obter e o investimento financeiro e pessoal necessário para cada um deles, não é mesmo uma decisão simples. Esteja ainda a estudar, a trabalhar ou desempregado, investir na sua formação a melhor coisa que pode fazer pelo seu presente e pelo futuro. Uma coisa é certa, com um mestrado ou pós-graduação na carteira mais portas se vão abrir cá ou lá fora.

 

Qual é a diferença entre o mestrado e a pós-graduação?

A pós-graduação pode ser considerada quase como uma especialização, perfeita para aprofundar uma área de conhecimento específico e são mais focadas no desenvolvimento de determinadas competências. Ao contrário do mestrado, a pós-graduação não confere grau académico e pode demorar de três meses a um ano, dependendo do instituo de ensino.

O mestrado demora, normalmente, dois anos e têm uma vertente mais académica, além de conferir grau académico, é um passaporte para quem, no futuro, pretende dar aulas ou seguir a área da investigação. Os cursos de mestrado podem fazer parte da licenciatura, ou seja, um mestrado integrado ou pode inscrever-se anos após a conclusão da licenciatura. Em ambos os casos, é atribuído ao aluno o grau de Mestre.
 

Quem pode fazer um mestrado ou pós-graduação?

Seja qual for a sua opção, será sempre necessária uma licenciatura ou curso que confira o mesmo grau, para se inscrever num mestrado ou pós-graduação.
 

Quanto pode custar?

Os preços variam de acordo com a instituição de ensino e podem ser influenciados pela reputação, localização e pelo curso que escolher mas os valores começam pelos 1000€. Contudo, não é certo que  custo de uma pós-gradução será inferior a um mestrado. Aliás, tomando como exemplo a Universidade de Coimbra e a do Porto, na primeira, o valor de uma pós-graduação é superior ao de um mestrado no Porto.
 

Mas qual escolher?

Se apenas pretende atualizar os seus conhecimentos numa perspetiva profissional, se sente que está a precisar de aprofundar os conhecimentos numa área específica ou obter determinada competência, a pós-graduação é, provavelmente, a melhor opção. Do ponto de vista pessoal e académico vai exigir menos de si - só o facto de não ter que estudar e pesquisar para elaborar uma tese já simplifica. Especialmente quando se trata de áreas como marketing digital, gestão da informação, organização do conhecimento,  bases de dados, multimédia, etc.

Por outro lado, se procura adquirir conhecimentos para os aplicar na análise, definição e solução de  projetos, o melhor será optar pelo mestrado. Mas em que é que isto difere da pós-graduação? O objetivo de uma tesa de mestrado é, especificamente, pegar naquilo que aprendeu na fase curricular, descontrair, questionar e aplicar formas de pesquisa, seleção e comparação que vão culminar numa solução correcta e concreta. Se é sua intenção seguir a área da investigação ou ensino superior, este é o primeiro passo a dar, seguido do doutoramento.
 

Quando fazer o mestrado ou a pós-graduação?

As escolas, as empresas de recursos humanos e o mercado actual incentivam os estudantes a fazer uma pós-graduação ou mestrado integrados na licenciatura. Porém, terminada a licenciatura e sem experiência profissional, a área de mestrado que escolher neste momento pode não ser a mais indicada para o seu futuro. O ideal seria avançar para o mestrado após alguns anos no mercado de trabalho para perceber qual a área que mais o apaixona ou sobre a qual precisa de adquirir mais competências.

 

Dê mais oportunidades à sua carreira

Aposte na sua formação e conte com o Crédito Pessoal Formação da Cofidis para lhe dar uma ajuda a concretizar os seus sonhos. A solução passa por um crédito que não hipoteque o seu futuro sem custos de abertura, comissões, fiadores ou avalistas, o prazo, a taxa e as mensalidades são fixas e o financiamento dos seus estudos pode chegar aos 100%.
  Valorize-se profissionalmente... Saiba como com o nosso Simulador de Emprego e Formação >>
Veja também: