Publicidade:

Mi Robot Vacuum Cleaner 2: um verdadeiro robot de limpeza

O Mi Robot Vacuum Cleaner 2 (ou Roborock Sweep) apresenta muitas melhorias em relação ao seu antecessor: melhor performance e mais autonomia.

Mi Robot Vacuum Cleaner 2: um verdadeiro robot de limpeza
O Mi Robot Vacuum Cleaner 2 traz novidades

A Xiaomi apresentou, em setembro de 2017, o sucessor do Xiaomi Mi Robot Vacuum Cleaner, um aspirador robótico inteligente.

Apesar de se ter pensado que este novo gadget se chamaria Mi Robot Vacuum Cleaner 2, o equipamento chama-se, na verdade, Roborock Sweep One, e foi produzido pela Roborock, uma das sub-marcas da Xiaomi.

A marca chinesa lançou este dispositivo através da MiJia, a sua plataforma de casa inteligente. Como seria de esperar, este robot de limpeza de segunda geração vem com uma lista de melhorias em relação ao modelo anterior.

Mi Robot Vacuum Cleaner 2: um aspirador e uma esfregona inteligente

Xiaomi Mi Robot Vacuum Cleaner 2 (Roborock Sweep One) é um dispositivo inteligente para a limpeza de casa, que tem funções de aspirador e esfregona.

O Roborock Sweep One destaca-se por integrar um sistema biónico de limpeza húmida, que permite que o seu filtro absorva água automaticamente e a armazene. O tanque da esfregona e da água encaixam bem e a esfregona é tão grande como a escova principal.

Mas voltando ao funcionamento deste sistema biónico, funciona se estivesse regar plantas. A água é armazenada num tanque, na parte inferior do produto, onde está um pano para limpar o chão. É por isso que este robot consegue limpar até 45-60 minutos. O filtro no interior absorve a água automaticamente, consegue sempre manter um conteúdo de água conveniente e filtra as impurezas da água. Este filtro tem um revestimento Teflon e pode ser lavado, sendo que deve ser substituído pelo menos uma vez por ano.

Tal como o seu antecessor, este dispositivo tem uma excelente performance graças ao seu sistema de limpeza baseado em lasers. O Roborock Sweep One tem um sensor LDS de alta precisão, que consegue fazer uma leitura da sala que vai limpar a 5 x 360° por segundo, graças a um algoritmo original SLAM.

Isto significa que este equipamento cria um mapa do espaço onde vai trabalhar em tempo real. Depois de conceber este mapa, traça um plano de limpeza: decide por onde vai começar e que itinerário vai seguir, de modo a que a limpeza seja mais eficiente.

Mas isto é optativo: o utilizador pode definir o seu próprio plano, através da app móvel (Mi Home app), se não quiser que o robot decida sozinho. Basta desenhar o plano na aplicação do smartphone e premir o botão Start.

O robot vem equipado com duas escovas (uma principal e outra de lado) e 13 sensores que permitem que o dispositivo consiga analisar espaços, evitando obstáculos, escolhendo a opção de limpeza mais eficiente e encontrando a plataforma de carregamento de forma mais rápida.

Outras inovações em relação ao modelo anterior deste gadget passam pelo aumento da capacidade de sucção e melhoria no sistema de suspensão: o Roborock Sweep One consegue agora ultrapassar barreiras de 2 cm (antes ficava-se pelos 1,5 cm). Para além disto, o robot consegue detetar o aparecimento de tapetes, por exemplo, e automaticamente aumentar a sua potência para conseguir passar por cima.

A capacidade de sucção também foi expandida, chegando agora aos 2000 PA, bem como a autonomia: o aparelho consegue trabalhar até duas horas e meia (é o suficiente para limpar 250 metros quadrados sem tem de recarregar).

A Roborock usou crowdfunding (um sistema online para angariação de fundos) para juntar dinheiro para conseguir produzir este gadget. Ao fim de menos de três horas após ter feito a apresentação online do projeto referente à criação deste robot inteligente, a Roborock conseguiu angariar 1,5 milhões de dólares.

Especificações técnicas
Funções Sucção inteligente, aspirador e função de esfregona
Carregamento automático Sim
Sucção 2000 PA
Autonomia 2,5 horas
Bateria 14.4V / 5200 mAh (lítio)
Wi-fi Sim
Potência 58 W
Frequência 50 / 60 Hz
Capacidade do compartimento de lixo 0.42 L
Controlo por app Sim (Mi Home app)
Planeamento de calendário de limpeza Sim
Peso  3,8 Kg
Dimensões 136.5 x 130 x 98 mm
Cor Branco
Conteúdo da caixa  Xiaomi Mi Robot Vacuum 2, base para carregamento, esfregona e principal escova de limpeza
Preço A partir de 469,99 dólares

Veja também:

Ana Duarte Ana Duarte

Jornalista e gestora de comunicação no projeto Patient Innovation, Ana Duarte é mestre em Ciências da Comunicação, pela Universidade do Porto. A sua paixão pela escrita começou cedo, quando aprendeu a escrever e começou a criar os seus próprios jornais. Interessa-se por tecnologia, desporto, cinema e literatura.