Migas à Alentejana: receita como manda a tradição

Que tal conhecer e aprender a fazer em casa mais uma receita típica - e deliciosa - de Portugal? Separe os ingredientes e prepare um prato de migas à Alentejana.

Migas à Alentejana: receita como manda a tradição
Uma ideia para aproveitar o pão recesso em grande estilo

Uma receita tão típica quanto criativa,  e, claro, deliciosa – tal como como manda a tradição portuguesa. Já experimentou um prato de migas à Alentejana? Adorou? Então, vai gostar de saber que agora vai poder fazer este acompanhamento em casa e deliciar-se de norte a sul do país.

Vamos aproveitar o pão de ontem para criar um prato absolutamente irresistível? Coloque de parte o pão recesso e cozinhe um caldo de ervas que é de chorar por mais. Uma coisa é certa: as suas carnes vão ficar mesmo bem acompanhadas com esta iguaria que leva o selo nacional. Vamos ao passo a passo simples?


Receita de migas à Alentejana

migas a alentejana

Ingredientes
500gr de pão (Recesso)
1 cebola
20gr de banha ou 1 c. de sopa de manteiga
8 dentes de alho
100ml de azeite
1 tablet de caldo de carne
1 ramos de coentros
1 ovo
+/- 500ml de água
Pimenta e sal a gosto

Modo de preparação

  1. Comece por aquecer a água e diluir a tablet de caldo de carne.
  2. Corte o pão em pequenos cubos, deite o caldo por sima e deixe repousar até que o pão tenha absorvido o líquido. Não há problema se adicionar água em excesso, pois o pão será escorrido a seguir.
  3. Descasque e pique os dentes de alho e a cebola, levando a dourar numa frigideira com o azeite e a gordura (manteiga ou banha). Quando estiverem no ponto, retire a cebola e o alho para um prato.
  4. Escorra o pão e, se necessário, esprema-o com as mãos.
  5. Coloque o pão na frigideira onde dourou a cebola e o alho e cozinhe-o até que comece a secar. Junte a cebola e o alho e misture bem.
  6.  Pique os coentros e junte ao pão na frigideira, mexendo bem para que tudo fique bem envolvido.
  7. À parte, bata o ovo – com uma pitada de sal e pimenta – e, de seguida, retire o pão do lume e misture tudo rapidamente, até que o preparado fique bastante incorporado – ou o resultado será um pão com ovos mexidos.
  8. Leve o pão novamente ao lume na frigideira e enrole para fazer a forma de pão.
  9. Lembre-se: este receita pede um interior húmido e um exterior estaladiço, por isso, se necessário, adicione mais um pouco de azeite até que as migas fiquem bem secas por fora.

Garfo e faca à mão? Bom apetite!

Veja também: