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Para que serve o mindfulness?

A prática de mindfulness pode concretizar-se de várias formas: aprenda a encontrar equilíbrio e a relaxar de forma simples e eficaz.

Para que serve o mindfulness?
Benefícios de uma vida mais autoconsciente

Mindfulness pode traduzir-se como capacidade de estar plenamente consciente - conseguirmos atentar conscientemente no que se passa no nosso corpo, na nossa mente, nos nossos pensamentos e nas nossas emoções - isto é, um estado de atenção plena. 


Mindfulness: elimine o stress e a ansiedade do seu dia a dia

Estas são algumas das características e benefícios desta forma de estar na vida:

Focar-se no presente

Num estado de mindfulness conseguimos estar concentrados no presente. A maior parte do tempo da nossa vida é é ocupado com lembranças do passado e com ansiedades em relação ao futuro e esquecemo-nos de prestar atenção ao momento presente. O mindfulness procura que estejamos sempre cientes do momento, do agora, e mesmo que possamos pensar no passado e no futuro e na forma como eles nos fazem sentir, podemos rapidamente regressar e redirecionar as nossas energias para o momento presente.



Sentir sem julgamento

No geral, os nossos sentimentos e emoções provocam em nós algum tipo de julgamento: achamos bem ou mal o que estamos a sentir e isso influencia o nosso bem-estar. Num estado de mindfulness, as emoções aceitam-se enquanto realidade, sem julgamentos ou avaliações. Devemos estar conscientes do que estamos a sentir, reparar em como surge essa emoção, o que provoca no nosso corpo, e como deixamos de a sentir ao fim de algum tempo - quer seja uma experiência boa ou má.



Aceitarmo-nos e aos outros

Esta capacidade de nos observarmos a nós próprios sem julgamentos traz vantagens também para a nossa relação com o outro. Em vez de projetarmos ansiedades e preocupações em nós e nos outros, aceitamo-nos como parte de um todo que existe num determinado momento.



Confiar mais em nós próprios

O mindfulness pode ajudar-nos a ser mais confiantes e positivos, inclusivé a:
  • alcançar um maior entusiasmo e energia perante a vida
  • alcançar uma melhor aceitação da dor de emoções que nos causam mal-estar
  • entender que os pensamentos e as emoções se alteram com a passagem do tempo
  • lidar melhor com o stress e a ansiedade

 

Como começar?

Para conseguirmos atingir o estado de mindfulness é necessário haver um tipo de exercício que nos faça atentar mais para dentro de nós. Isso pode ser conseguido através da meditação, ou através de exercícios que nos relaxem e nos façam abstrair dos ruídos do mundo.

Ultimamente, tem estado em voga os livros para colorir mindfulness, pois o alto grau de detalhes desses elementos para pintar ajudam na concentração em coisas simples e que nos obrigam a uma abstração em relação ao exterior. Saiba mais sobre o Minfulness no site da Sociedade Portuguesa de Meditação

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