Mini casas de luxo: pequenas em espaço, gigantes em comodidade

Fica o aviso: depois disto pode não resistir a procurar uma mini casa de luxo para si. 

Mini casas de luxo: pequenas em espaço, gigantes em comodidade
O conceito está na moda e a conquistar adeptos

Less is more! Ou em português, menos é mais. Esta parece ser a máxima a aplicar às mini casas de luxo. O conceito está na moda e não para de conquistar adeptos.

E desengane-se se pensa que mini casas significa tudo que tudo é reduzido. Há algo que não é: o luxo e a comodidade. Estas mini casas de luxo conseguem, em pouco espaço, acomodar todas as mordomias de uma verdadeira mansão… mas de tamanho reduzido.


Como surgiram as mini casas de luxo?

O conceito foi catapultado para as bocas do mundo, depois da crise do “subprime” ou a crise de alto risco, que aconteceu em 2008, e que esteve na origem da eclosão da bolha imobiliária. Desde então nos Estados Unidos da América (EUA) o conceito é um sucesso. À Europa chegou devagar mas parece estar a instalar-se e ter vindo para ficar.

Estas “tiny houses”, assim se denomina o conceito, baseia-se no princípio de que em pouco mais do que 14m2 é possível ter tudo o que teria numa casa de dimensões mais tradicionais (entenda-se, maior).

Podia até dizer-se que a melhor parte é que com a redução do espaço, é que existiriam outras coisas que também seriam reduzidas. A começar pelos gastos (com a própria habitação e a manutenção, por exemplo). Mas, como sempre, os conceitos evoluem e diversificam-se. Neste caso, é importante lembrar-se de que o preço e os custos da habitação serão diretamente proporcionais aos luxos que quiser ter na sua mini casa. E em alguns casos, até a casa mais pequena pode ter um preço considerável.

Mais ou menos caras, pequenas ou ainda mais pequenas, certo é que nestas mini casas de luxo vão certamente estar bem equipadas e oferecer-lhe tudo o que precisa de forma bem concentrada. E ainda melhor, vão conferir uma boa dose de inovação e criatividade à sua vida.



Mini casas de luxo: escolha a sua


1. The Vintage Glam

É uma casa móvel com 18,5 m2 e com um preço de 7.567 euros por m2. Um preço tudo menos mini. Mas há uma razão para assim ser. A casa além de móvel ainda permite adaptações de acordo com as necessidades dos seus habitantes e ainda tem uma varanda. Um verdadeiro luxo para um espaço tão pequeno e para uma casa sobre rodas.



2. Alpha Tiny Home

Outro bom exemplo que comporta todo o luxo e comodidade em pouco espaço. A Alpha Tiny Home também é móvel e tem cerca de 18,5 m2. Mas neste pouco espaço há muito para ver, desde uma sala de estar que vai parecer bem maior do que na realidade é a um terraço, sem falar nos muitos espaços de arrumação e luz que a casa oferece. Sem dúvida a mini casa de luxo de sonho.



3. Greenmoxie


Tem cerca de 31,5 m2 e custa 65 mil dólares (cerca de 45 mil euros) é um must-see se o assunto são mini casas de luxo. Além de  interessante do ponto de vista estético ainda é amiga do ambiente. Tem um sistema solar fotovoltaico, sistema de recuperação de água do telhado, deck de ponte levadiça e muito mais.
 


4. The Shonsie from 84 Lumber

Para quem gosta de um estilo minimalista esta pode ser uma boa opção. Tem pouco mais do que 14 m2, mas muito potencial para oferecer. Além do design, a casa oferece espaço para uma cama de casal, tem uma varanda e detalhes em madeira que ficam no olho de qualquer um. E a melhor parte, até são acessíveis. Os preços para cada modelo vão de cerca de 4700 euros a 41600 euros.

 


As mini casas de luxo em Portugal

Por cá também já algumas coisas para ver. Pode espreitar as tendências na página da comunidade Tiny House Portugal ou na página da UpWood.Para ver o que se faz nesta área no resto do mundo visite Small House Bliss

Veja também: