Mini-roteiro de Lisboa para famílias

Passear com crianças exige algum planeamento para que tudo corra bem e, sobretudo, sem birras. Siga as nossas sugestões e divirta-se com as sugestões de Lisboa para famílias.

Mini-roteiro de Lisboa para famílias
Não faltam lugares em Lisboa para entreter os mais novos

Como alguém uma vez disse, “viajar é a única coisa que podemos comprar e que nos torna mais ricos”, por isso é bom incutir este hábito nos mais novos desde cedo. E se pensa que para viajar com qualidade tem de apanhar um avião e ir para bem longe, está enganado. Neste mini-roteiro de Lisboa para famílias, fizemos uma seleção dos melhores museus, monumentos e locais a visitar com crianças para todos os membros da “trupe” fiquem felizes.

Temos a certeza de que, no final, todos os membros da família irão guardar recordações maravilhosas desta experiência pelas ruas da capital.

O que não pode deixar de fazer em família em Lisboa


Passear no Parque das Nações

parque das nacoes

Sugerimos que comece pela zona mais oriental da cidade, onde não faltam atrativos para toda a família. Num dia de calor, até os “vulcões” de água desta área prometem fazer as delícias da pequenada. Aqui, não deixe de:

  • Andar de teleférico e apreciar a magnífica paisagem junto ao rio.
  • Visitar o Pavilhão do Conhecimento, que oferece imensas experiências interativas que os mais novos adoram
  • Visitar o Oceanário, o maior aquário do país.
  • Se tem criançada mais velha, sugerimos também que marque uma aula de skate para o skate park aqui localizado.
  • Espreite o Pavilhão de Portugal.

Almoçar num restaurante “child-friendly”

comer

Ainda no Parque das Nações, e antes de partir para outra zona da cidade, sugerimos que almoce no restaurante Petit Cabanon, que fica em plena Alameda dos Oceanos. Este espaço amplo e agradável, com decoração simples e descontraída oferece almoços caseiros saudáveis que podem ser servidos no terraço, se o tempo o permitir. A cereja no topo do bolo? Um play-ground para os mais novos com escorrega e piscina de bolas.

Como alternativa, pode sempre provar umas deliciosas pizzas na ZeroZero, um espaço que traz, literalmente, Itália a Lisboa. Os miúdos vão adorar, garantido e você aproveita para provar um dos maravilhosos risottos.

Dizer olá aos animais selvagens no Jardim Zoológico

zoo de lisboa

É um clássico com 133 anos de idade, é verdade, mas o maior zoológico do país continua a merecer ser visitado por todas as crianças. Inaugurado em 1884, foi o primeiro parque com fauna e flora da Península Ibérica. Atualmente, o Zoo acolhe cerca de 300 espécies de aves, répteis, mamíferos e anfíbios, num total de cerca de 2000 animais.

Apreciar os primos afastados dos carros no Museu dos Coches

museu dos coches

Rume agora a Belém para visitar um renovado museu mas que guarda muitas e interessantes antiguidades. Falamos do impressionante Museu dos Coches, que nos permite fazer uma autêntica viagem no tempo. Estamos certos de que os miúdos sairão de aqui maravilhados. E se a fome apertar, vai poder lanchar na cafetaria Cavalo Lusitano, no interior do museu.

Imaginar odisseias marítimas no Museu da Marinha

Museu da Marinha

Ainda na zona de Belém, propomos que leve os mais novos ao museu que melhor ilustra a época áurea dos Descobrimentos, exibindo embarcações, mapas, canhões e outros objetos surpreendentes. Falamos do Museu da Marinha, um dos mais antigos museus da capital.

Visitar o Castelo de São Jorge

castelo

“Ohhh mãe, que seca, ver castelos e monumentos” – é o que já está a passar-lhe pela cabeça ao ler esta sugestão. Mas espere, acredite que os miúdos vão gostar desta atividade de visitar o Castelo de São Jorge! Comece por contextualizar, contando uma bela história de reis e rainha, de um reino maravilhoso e de como todos andavam pelos espaços do castelo. Além disso, os pequenos vão gostar de ir ao miradouro espreitar pelo telescópio “especial” e ter umas fantásticas vistas da cidade alfacinha.

Contactar com a natureza na cidade

Chama-se Quinta Pedagógica do Olivais e foi criada em meados dos anos 90 para proporcionar um contacto próximo com a vida no campo, com os animais e com as tradições rurais do nosso país, ainda que se localize em plena cidade!
Aqui a pequenada pode sentir, cheirar e ouvir tudo o que é típico do campo e da natureza, com plantas e animais incluídos!

Ficar com a cabeça na lua no Planetário Calouste Gulbenkian

Planetário Calouste Gulbenkian

E para terminar este mini-roteiro de Lisboa para famílias, lembramos que mesmo ao lado do Museu da Marinha fica o Planetário Calouste Gulbenkian, esse espaço enigmático que deixa miúdos e graúdos rendidos ao poder do Universo. Informe-se sobre os horários das sessões e prepare-se para uma viagem estratosférica!

Para um dia só, este programa já é exigente, mas caso tenha mais tempo para dedicar à cidade, considere integrar estas experiências no seu mini-roteiro de Lisboa para famílias:

Veja também: