Publicidade:

Também acredita neste mito comum sobre aviões?

Este é só mais um mito comum sobre aviões. Vamos desfazer algumas ideias erradas que possa ter e ajudá-lo a saber mais sobre este meio de transporte.

Também acredita neste mito comum sobre aviões?
Eis um mito muito habitual sobre aviões

Como o mundo da aviação é complexo, é normal haver um ou outro mito comum sobre aviões. A Honeywell, que produz sistemas de controlo ambiental e tecnologia de pressão de cabine para aviões, decidiu descobrir quais são alguns dos maiores mitos sobre os aviões.

A empresa entrevistou, recentemente, 2346 adultos em todo os Estados Unidos da América com o objeto de estudo da sua pesquisa Air Myths e Misconceptions.

Desvendamos mais um mito comum sobre aviões


aviao

Resultados revelaram que quase metade dos viajantes (44%) acredita que os germes reciclados através do sistema de ar do avião podem deixar alguém doente durante o voo.

No entanto, os aviões são equipados com filtros HEPA (High Efficiency Particulate Air) que são capazes de capturar muitos dos micróbios e partículas associadas a uma constipação. Os filtros são eficazes na captura de 99,9995% dos micróbios e germes encontrados no ar, observa a Associação Internacional de Transportes Aéreos.

Além disso, os vírus associados às infeções comuns nas vias respiratórias são, muitas vezes, muito grandes e pesados, de acordo com o Dr. Mark Gendreau, diretor e vice-presidente de medicina de emergência no Lahey Medical Center-Peadbody. Por isso, os vírus alojam-se no chão, ou noutras superfícies, de forma bastante rápida.

É por isso que as superfícies onde essas partículas podem ter pousado ou onde muitos outros passageiros tocam, como a mesa da bandeja, a fivela do cinto de segurança ou a porta da casa de banho, podem aumentar as hipóteses de adoecer.

Num estudo realizado pela TravelMath, o tabuleiro de cada assento tinha uma população de bactérias de 2,155 por polegada quadrada, tornando-o um dos locais mais sujos de um avião. Tomar medidas preventivas, como o uso de toalhetes higienizantes e desinfetantes para mãos pode ajudar nestas instâncias.

Finalmente, aconselha-se ainda que evite pedir chá ou café quente no seu próximo voo. Acontece que a água usada a bordo também pode abrigar germes e micróbios com os quais não conta, desde coliformes até E.coli.

Embora haja uma variedade de outros fatores que podem realmente contribuir para travar uma constipação enquanto voa, se ainda se sentir incapaz de respirar com facilidade, gire o pequeno respiradouro acima da sua cabeça e trave este mito comum sobre aviões.

O respiradouro funciona para formar uma barreira invisível à sua volta, evitando que pequenas partículas que possam estar no ar atinjam a sua membrana mucosa.

Veja também: