Mitos e verdades sobre drones

Alguma vez se sentiu enganado? Fizemos uma lista com alguns mitos e verdades sobre drones.

Mitos e verdades sobre drones
Já tem o seu?

No início, os olhares de espanto levantavam-se para o céu ao ouvir um leve zumbido. “É um drone!”, diziam alguns fãs de ficção científica. Desde então, os drones têm-se disseminado cada vez mais ao ponto de já não ser assim tão difícil possuir um. Contudo, como costuma acontecer com grande parte do que se torna viral e objeto de interesse, há vários mitos e diversas verdades que os utilizadores teimam em desconhecer…
 

5 mitos e verdades sobre drones

 

1. Qualquer um pode comprar

Sem dúvida alguma. Os drones já se tornaram suficientemente banais para serem encontrados em quase qualquer loja de tecnologia ou gadgets ou até em qualquer grande superfície. Qualquer um pode comprar um exemplar, desde que tenha dinheiro para isso. Gostava de saber quais os melhores numa relação de qualidade/preço?
 

2. Qualquer um pode pilotar

Sim, é verdade. Porém, como acontece, por exemplo, com os carros, é preciso ter um “kit de unhas”. Pilotar um drone exige alguma prática e cuidado… não só para se proteger a si próprio e às outras pessoas como também ao equipamento.
 

3. Há regulamentos para a sua utilização

É verdade. E saiu recentemente em Diário da República… Há várias multas e limites definidos para a utilização destes aparelhos. Para além disso, já é possível distinguir os drones em duas categorias diferentes: os aeromodelos e as aeronaves brinquedo. Os primeiros podem pesar até 25 quilos e voar até 120 metros de altitude. Os segundos não podem ser mais de 1 quilo de peso, não podem ter motor de combustão ou voar a mais de 30 metro de altitude. Mas há mais restrições para além destas… informe-se porque as multas podem chegar aos 250 mil euros.
 

4. Um drone pode ser hackeado

Claro que sim. Um drone pode estar a ser utilizado para determinado fim mas corre sempre o perigo de ser hackeado por pessoas mal-intencionadas. É por isso que muitas forças de segurança se vão mantendo de “pé atrás” em relação à utilização destes aparelhos.
 

5. Os drones consomem imensa bateria

Sim, é verdade. A tecnologia deste segmento de mercado está cada vez mais evoluída mas os drones continuam a consumir imensa bateria, o que se traduz em voos curtos. O futuro encarregar-se-á de trazer novidades dentro deste campo.


Veja também: