7 Mitos sobre a riqueza

As pessoas ricas e a riqueza sempre estiveram envoltas em ideias pré-concebidas, mas nem todas são verdadeiras. Conheça os principais mitos sobre a riqueza.

7 Mitos sobre a riqueza
Combata algumas destas ideias pré-concebidas.

São muitos os mitos sobre a riqueza. Nem que seja em privado, já todos desejámos enriquecer. Talvez por via desse desejo comum, as teorias sobre a forma como as pessoas ficam ricas ou o modo como elas atuam são as mais variadas. No entanto, a grande maioria das ideias convencionadas sobre a riqueza estão erradas, são apenas mitos. Saiba quais os principais mitos sobre a riqueza.
 

Os 7 mitos mais comuns sobre a riqueza

 

1. Os ricos são experts a gerir dinheiro

Naturalmente que é necessário ter controlo sobre as finanças, mas isso não significa que a riqueza tenha sido conquistada sem apoio de consultores financeiros, por exemplo. Mesmo os maiores empresários recorrem a colaboração antes de avançar para um investimento e para o monitorizar.

 

2. A riqueza depende da sorte

Não é exatamente assim. É preciso criar o caminho para a oportunidade chegar. Ter hábitos – focado nos objetivos, por exemplo - que o encaminhem para a tal ‘sorte’.

 

3. Quantos mais fluxos de rendimento tiver, mais rico fico

É um mito que, provavelmente, advém da ideia de que dinheiro faz dinheiro, mas o que faz dinheiro são as pessoas. Assim, importa investir num negócio com a equipa certa.

 

4. Dinheiro poupado é dinheiro ganho

A riqueza resulta de muito investimento, de risco calculado e acertado, e não (só) de poupança. A maioria dos ricos investiu em negócio próprios ou em ações de outras empresas, por exemplo.

 

5. Os ricos não trabalham

Completamente errado. A maioria dos exemplos conhecidos de pessoas ricas começam a trabalhar bem cedo e passam boa parte do seu dia no trabalho.

 

6. A melhor forma de enriquecer é através de herança

Este é outro dos mitos sobre a riqueza que carece de sustentação. A grande maioria dos milionários não herdaram absolutamente nada, aliás muitos são os casos de ricos que nasceram em famílias carenciadas.

 

7. O dinheiro não traz felicidade

É o maior mito associado à riqueza e todos já o escutámos, mas, segundo os estudos sobre as pessoas ricas, a grande maioria diz-se feliz e afirma que o são porque gostam do que fazem (fizeram) na vida.


Veja também: