5 Mitos sobre as baterias dos smartphones

Existem muitos mitos sobre as baterias dos smartphones ainda por desmistificar… Saiba quais!

5 Mitos sobre as baterias dos smartphones
A evolução tecnológica potenciou a criação de vários mitos…

Há muitas ideias erradas e muitos mitos sobre as baterias dos smartphones que ainda perduram nos dias atuais. Por desconhecimento ou simplesmente pelo não acompanhamento da evolução da tecnologia, o certo é que ainda existem, hoje em dia, várias ideias erradas acerca de uma das partes mais importantes dos dispositivos móveis – a bateria. Quando acabar de ler o artigo até vai pensar: -“Como é que eu acreditei nisto…?”.
 

Mitos sobre as baterias: afinal o que é verdade?

 

1. O lítio é diferente do níquel

“É necessário gastar a bateria toda antes de colocar o smartphone a carregar! Se não o fizer, a bateria pode viciar!” – quantas vezes é que já ouviu esta ladainha? Isto seria verdade se estivéssemos a ter uma conversa há dez anos, no tempo das baterias de níquel.

Hoje em dia, as baterias produzidas são, na maioria, formadas por células de lítio. E não interessa se o põe a carregar aos 10% ou aos 90%. Se o smartphone for recente e de qualidade, a possibilidade de ter uma gestão integrada que potencia o tempo de vida da bateria é grande. O único conselho que lhe podemos dar passa por evitar que a carga ultrapasse os 90% ou desça abaixo dos 20%. 

 

2. A carga rápida pode estragar a bateria

Recentemente, partilhámos consigo um artigo onde podia aprender como recarregar o iPhone em metade do tempo. Hoje em dia, é possível encontrar vários smartphones que permitem carregar mais rapidamente os smartphones. Se podem estragar a bateria quando são usados em excesso? Sim e não! Simplificando: pode usar a carga rápida em dispositivos que estejam preparados para tal. Se o smartphone não possuir a gestão integrada que falámos acima, a possibilidade de estragar a bateria é grande.

 

3. Não se deve utilizar o dispositivo quando este está a carregar

Este é um dos grandes mitos sobre as baterias dos smartphones… “Está a carregar? É melhor não mexer!” – não, não tem nada a ver… Não há problema nenhum em utilizar um smartphone quando este se encontra a carregar. Só tem de ter cuidado para o equipamento não sobreaquecer, uma vez que o calor é prejudicial para a bateria.

 

4. O equipamento deve estar desligado quando está a carregar

Outro dos grandes mitos sobre as baterias dos smartphones afirma que o equipamento deve estar desligado quando se encontra a carregar. A única diferença que poderá trazer é a velocidade de carregamento… Nada mais. 

 

5. Carregadores “não-oficiais” comprometem a bateria

Este é um mito e, ao mesmo tempo, um “não-mito”. A verdade é que não existe consenso em relação aos carregadores “não-oficias”! Há quem diga que estraga a bateria mas também existe quem diga que não fazem nada de mal. A verdade é que o facto de ser de qualidade duvidosa pode trazer algumas desconfianças... Qual é a sua opinião?
Smartphones para todos os gostos, a preços mínimos garantidos >>
Veja também: