7 mitos sobre o Facebook

Quantos mitos sobre o Facebook é que já ouviu? Nós desmistificámos alguns dos mais conhecidos.

7 mitos sobre o Facebook
Não acredite em tudo o que lhe dizem!

O Facebook é um mundo e, como tal, é natural que surjam imensas teorias da conspiração a acusar esta rede social de tudo e mais alguma coisa. Selecionámos vários mitos sobre o Facebook e fomos à procura da veracidade dos mesmos para lhe provar que não deve acreditar em tudo o que lhe dizem. Atenção! Isto não quer dizer que deve deixar de ter cuidado com o que publica nesta rede social. Ou ainda desconhece o quanto sabe o Facebook sobre si?
 

7 ideias feitas sobre o Facebook em que não deve acreditar

 

1. As outras pessoas sabem quando vê o perfil delas

Não, isto não é verdade. Sejam amigos ou não, o Facebook não emite avisos de que certa pessoa está a ver ou viu o perfil de outra. Portanto, pode navegar à vontade nos perfis do seu ou da sua ex-namorada(o) que não há forma de ele(a) descobrir. Este parece ser mesmo o maior dos mitos sobre o Facebook!

 

2. Usar o Facebook é uma perda de tempo

Depende da forma como o utilizador dá uso ao Facebook. Claro que se passar os dias nos perfis dos seus amigos e da sua família vai acabar por perceber que está a perder imenso tempo. E embora isso também seja bastante discutível, há outras formas de utilizar a rede social que podem ser bastante úteis para si. Pode sempre manter-se atualizado em relação às pessoas que são do outro lado do mundo, pode descobrir velhos amigos, pode ler algum estado que informe acerca da promoção diária de um certo estabelecimento, pode aceder a grupos de discussão…

 

3. O Facebook é grátis

Sim e não. Claro que pode usufruir dele à vontade. Mas se, por exemplo, for dono de uma página no Facebook, pode sempre pagar para que esta ganhe mais visibilidade. Para além disso, quanto mais informação pessoal introduzir no Facebook, melhor ele o vai compreender. Depois de já o conhecer bem, a rede social de Mark Zuckerberg vai-lhe sugerindo algumas páginas de acordo com os seus gostos.

 

4. Tudo o que os seus amigos partilham é de confiança

Mesmo que seja enviado por mensagem, fique sempre de pé atrás quando vir algum link duvidoso. Porquê? Porque nem sempre tudo o que os seus amigos partilham é de confiança. Há vários utilizadores de computadores que não têm cuidado quando acedem a alguns sites ou quando partilham ficheiros. E, como tal, podem ver os seus computadores afetados por algum vírus que ataque o Facebook. Seja de que forma for.

 

5. Se não utilizar o Facebook, ele não sabe nada sobre si

Seria um pouco ingénuo pensar que isso acontece mas este é um dos maiores mitos sobre o Facebook. O Facebook é uma rede social, logo, permite que a informação seja partilhada mesmo que você não esteja lá. Imagine que alguém do seu grupo de amigos tira uma fotografia onde você aparece e que esta situação vai acontecendo com alguma frequência. O Facebook acaba por perceber que está ali uma cara que ele não conhece e cria um “perfil-sombra” sobre si.

 

6. Os seus amigos podem ver tudo o que partilha

Isto só depende de si. Aliás, muitas das partilhas que realiza no Facebook podem ter um público definido por si. Se não sabia que dá para editar a privacidade das partilhas que faz no seu mural do Facebook, ficou a saber! Quer saber como o fazer? Saiba mais aqui.

 

7. O Facebook vai ter um botão “não gosto”

Este é um dos melhores mitos sobre o Facebook que existem. Porquê? Porque ganhou bastante notoriedade quando surgiu a ideia mas, apesar de já ter sido negado pela própria rede social, parece que o mito continua por aí. Não, não é verdade. O Facebook não vai ter um botão “não gosto”.


Veja também: