AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

5 Mitos sobre trabalho

Conheça alguns dos mais “famosos” mitos sobre trabalho e a vida profissional.

5 Mitos sobre trabalho
Nem tudo o que se diz é verdade, nem mesmo quando o tema é trabalho.

Mitos, lendas urbanas ou teorias – relacionados com os mais variados temas – todos conhecem. E nem o trabalho escapa. Se não acredita continue a ler e vai ver que reconhece alguns dos mitos sobre trabalho.
 

Entre a realidade e a ficção

Independentemente de estar à procura de emprego ou estar empregado vai, certamente, lidar com vários mitos sobre trabalho. Sim, eles existem e andam por aí "à solta". E, em alturas de crise, alguns dos mitos tendem a ser acentuados. Veja alguns exemplos.
 

1. Se errar está condenado ao fracasso

Este é um dos maiores e mais perigosos mitos sobre trabalho. Ainda é comum que muitas pessoas vivam atormentadas pelo medo de cometer erros no trabalho e pelas consequências desses possíveis erros. Mas esta postura não podia estar mais errada. Obviamente o ideal é evitar erros, mas já diz o ditado: “Só não erra quem não faz” e, de facto, assim é. Antes de pensar que todos lhe vão “apontar o dedo” se errar, pense que esse erro pode ser uma boa ferramenta de aprendizagem, não só porque lhe ensina o que não deve fazer, mas também como pode melhorar.
 

2. Os empregadores respondem imediatamente aos candidatos se estiverem interessados

Por vezes sim, por vezes não. Se está à procura de emprego o melhor é preparar-se para poder esperar semanas – ou mesmo meses – por um contacto. Há empresas que esperam até ao final do período de candidaturas para analisarem todos os Curricula Vitae (CV) e contactarem os selecionados e isso pode demorar. O melhor é esperar sem desesperar, caso a resposta não seja imediata. E se não chegar, o melhor é continuar à procura.
 

3. Só com bons conhecimentos é possível encontrar um emprego

É certo que uma boa rede de contactos pode ser fulcral para o seu sucesso profissional, mas isso não significa que só tendo bons conhecimentos seja possível encontrar emprego. Para isso existem também as candidaturas de emprego. Não pense que apenas as pessoas bem relacionadas conseguem trabalho. Um bom CV, uma entrevista de emprego bem preparada, um conjunto de competências técnicas impecável ou uma boa estratégia de marketing pessoal, ainda são a forma mais usada para encontrar emprego.
 

4. Um bom salário é suficiente para que seja feliz no trabalho

Este é outro dos mitos sobre trabalho mais comuns. Há quem pense que ter um bom trabalho é ter um bom salário no fim do mês. Mas as coisas não são bem assim. Nem sempre o dinheiro chega para manter um profissional motivado e empenhado. Que tal juntar o melhor dos dois mundos: o salário a uma profissão que realmente gosta e na qual está verdadeiramente empenhado, a dar o seu melhor e até a evoluir profissionalmente (nem que isso signifique ganhar alguns euros a menos no final do mês).
 

5. Sucesso significa ter a mesma profissão a vida toda (ou permanecer muitos anos no mesmo trabalho)

Há uns anos atrás esta podia ser a visão real do mercado de trabalho, mas atualmente as coisas são um pouco (para não dizer muito) diferentes. A grande maioria das pessoas vai ter várias experiências profissionais ao longo da vida. Estas mudanças – quase recorrentes – de carreira devem-se em muito às circunstâncias do mercado de trabalho atual e isso não significa que seja mau profissional ou que não possa ser bem-sucedido.
 

Mitos à parte…

Mitos sobre trabalho há muitos e, certamente, vão continuar a aumentar. O segredo é não deixar que estas alegorias “atrasem” o seu sucesso profissional.
  Dois minutos chegam para concorrer ao emprego dos seus sonhos >>
Veja também: