Publicidade:

Casos de mobbing: como denunciar

Conhece ou presencia situações de bullying ou assédio no local de trabalho? Saiba aqui como denunciar mobbing, um fenómeno cada vez mais comum em ambiente laboral.

Casos de mobbing: como denunciar
Mobbing pode incluir assédio moral

Mobbing pode ser definido como bullying que ocorre no local de trabalho, incluindo atos de violência e/ou assédios moral e físico. É importante saber como denunciar mobbing, mantendo os interesses da vítima em primeiro plano.

Enquanto ato, o mobbing tem algumas características que levam a destacar este fenómeno como algo à escala mundial, comum em várias empresas, escritórios e outros espaços laborais.

Reagir e denunciar casos de mobbing tem de ser alterado com sensibilidade. Felizmente existem cada vez mais associações e centros de apoio para estes casos. Se estiver a ser testemunha de casos de mobbing, não hesite em denunciar.

As consequências para as vítimas são algo que pode ser permanente. A produtividade profissional é altamente reduzida, o que faz com que estes casos sejam muitas vezes negligenciados. Stress, ansiedade, perturbações de sono, baixa autoestima e, eventualmente, comportamentos depressivos e/ou suicidas são efeitos altamente negativos do mobbing.

Como denunciar mobbing: sintomas e comportamentos

O mobbing pode estar organizado em dois tipos:

  • Predatório: sem um evento que o despolete, mas causado pela conjuntura da empresa, em alturas de alto stress laboral, como reestruturações, por exemplo. Por vezes, isto ocorre como uma transição de uma situação de liderança ou gestão, em que os comportamentos evoluem para assédio moral;
  • Competitivo: esta tipologia é baseada num conflito, numa disputa laboral, que, quando não resolvido, envolve comportamentos retaliatórios de uma das partes contra a outra.

agressao

Comportamentos de mobbing

Alguns dos mais comuns:

  • O agressor ignora a vítima, num contexto laboral;
  • O agressor difama a vítima perante os outros colegas ou superiores, denegrindo a sua imagem profissional;
  • Destruição de bens da vítima;
  • Discriminação;
  • Agressões verbais repetitivas;
  • Imitações de comportamentos da vítima, piadas constantes sobre a mesma;
  • Agressão física ou contacto físico indesejado entre a vítima e o agressor;
  • Assédio sexual;
  • Abuso de poder perante a vítima.

Como denunciar casos de mobbing?

Denunciar o mobbing requer coragem, por parte da testemunha e por parte da vítima. Estando perante um destes casos implica determinação, porque infelizmente a lei ainda não é clara relativamente a como resolver estes casos.

Um processo judicial longo não é o ideal para a vítima, e infelizmente não se podem medir as repercussões nem as represálias, mas denunciar é importante para que haja um movimento de combate ao mobbing.

Para ajudar alguém nesta situação, pode tentar os seguintes métodos:

  • Fale com esse colega dentro e fora do trabalho;
  • Tente perceber se é um caso único;
  • Fale com as suas chefias e departamento de recursos humanos para apoiar a vítima e tentar dominar a situação;
  • Recolha dados que fundamentem as acusações.

Pode recorrer diretamente a associações de combate ao bullying ou assédio sexual, e tentar encontrar apoio psicológico. Se necessário, recorrer à queixa judicial é importante. A Autoridade para as Condições do Trabalho é uma referência. Sobretudo, não caia no silêncio quando presencia estes casos.

Veja também:

Júlia Rocha Júlia Rocha

Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, sempre se deu bem com os livros, teclados de computador e canetas. A importância da palavra escrita num mundo tecnológico, aliada à história, ao cinema, literatura e televisão, são os seus maiores campos de interesse.