Mochilas escolares: onde comprar e como escolher as melhores

Quando se trata de escolher as mochilas escolares, há dois assuntos que chocam: estilo e orçamento familiar. No entanto, há questões ainda mais importantes.

Mochilas escolares: onde comprar e como escolher as melhores
A peça fundamental de qualquer criança no regresso às aulas

O calendário escolar não deixa dúvidas de que é tempo de começar a pensar no regresso às aulas. Comprar o material com antecedência é um bom princípio, até porque a probabilidade de encontrar um meio-termo entre estilo e orçamento familiar, no que às mochilas escolares diz respeito, é bem maior.

Para ajudá-lo a escolher a melhor opção, seguem algumas dicas sobre onde e como comprar as mochilas escolares, que fazem parte dos produtos essenciais para o regresso às aulas. Tenha em consideração que é de extrema importância saber como escolher a mochila, pois é uma decisão que pode evitar dores ou lesões nas costas das crianças.

Lembre-se disto: oito em cada dez pessoas terá, pelo menos uma vez na vida, dores na região lombar, pelo que qualquer medida de prevenção é sempre bem-vinda.

10 locais onde pode comprar mochilas escolares


mochila

Sport Zone

Na Sport Zone, quase que escolhem as mochilas escolares por si. O site mostra a lista de melhores mochilas escolares, de diferentes marcas, para cada idade, o que acaba por facilitar (e muito) a sua tarefa.

Bazar Desportivo

Grupo de lojas com artigos de desporto e moda, neste momento com dez lojas físicas no norte do país (Braga, Famalicão, Guimarães, Paços de Ferreira, Porto, Póvoa de Varzim e Santo Tirso). Desde 2008 que lançou a loja online, na qual pode comprar mochilas escolares.

Deeply

No site da Deeply, uma marca portuguesa criada em 2004, pode encomendar mochilas escolares que são entregues num prazo máximo de 48 horas em Portugal Continental.

Dress inn

Pertence à Trade inn, empresa espanhola sediada em Girona, cidade onde tem a sua loja física. Porém, é possível fazer compras online e receber as suas mochilas escolares em Portugal.

Fnac

Ao consultar o site da Fnac, espreite os diferentes tipos e estilos de mochilas escolares disponíveis para compra, seja em loja física ou online.

OLX

Se acha que no OLX se encontra tudo, tem toda a razão. Pode recorrer a este portal se está à procura de mochilas escolares. São várias opções, para diferentes idades, estilos e tamanhos. Aceda ao site e escolha a que considerar mais adequada.

Spartoo

Na Spartoo há mochilas escolares para todos os gostos e com direito a saldos. Aproveite as promoções e os preços baixos para começar já a poupar no regresso às aulas. Consulte o site que tem entrega gratuita num período de sete dias úteis.

Staples

É uma boa opção se quer comprar todo o material escolar num só lugar. Tem uma boa oferta de mochilas escolares, a vários preços. Veja aqui.

Supermercados

Nesta altura do ano, são comuns as campanhas de regresso às aulas nos supermercados, como o Continente, Jumbo, Intermarché, Pingo Doce ou Lidl com mochilas escolares de qualidade e a preços mais acessíveis.

ToysRus

Para uma oferta mais direcionada para um público infantil, há lojas de brinquedos, nomeadamente a ToysRus, que vendem mochilas escolares.

7 dicas para escolher as melhores mochilas escolares


school

Comprar as mochilas escolares é, sem dúvida, a tarefa mais difícil entre a enorme lista de material escolar a comprar, pois estas podem provocar alterações na coluna vertebral das crianças – quando, por exemplo, é transportada uma carga excessiva – e, desta forma, todo o cuidado é pouco. Isso, basicamente, significa que uma má escolha pode desencadear dores de costas e desgastes difíceis de contornar.

Com efeito, são vários os fatores que deve considerar quando estiver a escolher qual das mochilas escolares há de escolher.

1. Mochilas com alças

Um bom suporte pode prevenir problemas e complicações futuras nas costas. Mesmo que esteja na moda as mochilas ou malas a tira-colo, estas não são uma boa opção se quer poupar a coluna do seu filho e incentivá-lo a manter uma boa postura. Dê preferência às alças com tiras largas, acolchoadas e ajustáveis (5cm acima da cintura, no mínimo). Isto ajuda a evitar a compressão excessiva nos ombros, que leva à dor, tensão muscular e prejudica a circulação.

2. Cinto ajustável

É preferível que as mochilas escolares tenham um cinto que torne possível ajustar, oferecendo um apoio extra na cintura. Isso ajuda a distribuir todo o peso que é transportado e não sobrecarrega, assim, os ombros.

3. Acolchoada junto às costas

No interior das mochilas escolares, são colocados vários tipos de objetos – sejam os cadernos, réguas, compassos, livros de capa dura, etc. Se a mochila for almofadada nas costas, evita que muitos destes objetos perfurem o tecido e incomodem os mais novos.

4. O tamanho da mochila deve ser adequado às costas da criança

A parte superior das mochilas escolares deve ficar logo abaixo do pescoço e a inferior ao mesmo nível da cintura.

5. Peso

Vazia, a mochila não pode pesar mais do que 500g e não deve exceder mais do que 10% do peso corporal de quem a vai utilizar. Por exemplo: para uma criança que pesa 30kg, o peso máximo da mochila deveria ser até 3kg. Se, porventura, não for possível reduzir o peso da mochila, neste caso talvez seja uma melhor escolha comprar uma mochila tipo trolley.

Outra dica importante: quando são arrumadas as mochilas escolares, o material mais pesado deve ficar junto à coluna.

6. Compartimentos laterais

São muito úteis no sentido em que ajudam a distribuir mais facilmente o peso pela mochila e a manter o equilíbrio do material transportado.

7. Mochilas com rodas (trolley)

Devem ser usadas por crianças ou jovens que façam percursos longos a pé. Nestas, é dada especial atenção ao tamanho do cabo que as puxa, que deve ser adequado à altura da criança, evitando que ela ande arrastando a mochila.


Veja também: