AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Saiba como modernizar o CV em 5 passos

Num mercado de trabalho cada vez mais competitivo, o seu CV deverá também acompanhar estas evoluções. Deixamos-lhe aqui algumas dicas para modernizar o CV.

Saiba como modernizar o CV em 5 passos
Siga as nossas dicas

Modernizar o CV pode ser a chave para chamar à atenção do empregador. Isto porque o mercado de trabalho é cada vez mais competitivo e os candidatos que não apresentam algum fator de diferenciação facilmente passam despercebidos. Lembre-se: é o seu CV que vai criar uma primeira impressão de si ao empregador. Se for uma boa impressão, as hipóteses de ser chamado para entrevista aumentam.

Ora, uma forma de chamar à atenção e tornar o seu CV mais moderno é otimizando-o, ou seja, colocar o foco no mais importante e relacionado com a oportunidade a que se candidata.


5 Passos para Modernizar o CV


1. Esqueça o CV único

Ter um único CV é um erro que pode ser fatal. O ideal é ter um CV adaptado a cada setor de atividade a que se candidata. Isto porque, mediante a vaga, deve salientar a experiência profissional e competências que mais se adequam. Assim, poderá omitir experiências profissionais que não se enquadrem e, assim, tornar o seu CV menos extenso e mais arejado.


2. Tire proveito das palavras-chave

Ao elaborar vários CV’s, deve também adaptar as palavras-chave, ou seja, verifique as palavras que se destacam na oferta de emprego e adapte o seu CV. Por exemplo, se tiver detetado na oferta a palavra-chave “Siebel” , pode incluir a competência “Domínio do Sistema de CRM Siebel”. Não se esqueça de referir em que contexto adquiriu essa experiência.


3. Pode prescindir da foto

Alguns recrutadores recebem centenas de CV’s para uma oferta de emprego, por isso, o tempo que despendem em cada um chega a ser segundos. Desta forma, não gaste demasiado espaço do seu CV com a fotografia. Lembre-se que agora com as redes sociais, facilmente o recrutador pode ver o seu perfil no Linkedin. Apenas tem de ter essa informação à distância de um click.


4. Não deixe as redes sociais de parte

Estudos apontam que mais de 90% dos recrutadores, à escala mundial, consultam os perfis dos candidatos nas redes sociais antes de tomarem uma decisão. Mostre que não tem nada a esconder e que confia na forma como se apresenta socialmente, incluindo no seu CV os links para o seu perfil no Linkedin, Twitter e Facebook.


5. Diferencie o seu CV

Depois de ver 100 CV’s com a mesma formatação, qualquer um que se destaque, chamará a atenção do recrutador. Se não houver indicação específica, evite usar o modelo Europass e opte por um com um design mais original. Procure ter uma formatação mais arejada, dispondo a informação por tópicos. Não tenha medo de destacar as informações que considera mais importantes ou incluir texto explicativo, por exemplo, em caixas. Mas atenção, não abuse! Inclua e destaque apenas o que julga que lhe poderá dar o passaporte para a entrevista.
Faça mais pelo seu Curriculum e concorra ao emprego dos seus sonhos >>
Veja também: