5 formas de se livrar da mosca da fruta

Algumas ideias simples podem ajudá-lo a ver-se livre da mosca da fruta. Conheça-as aqui.

5 formas de se livrar da mosca da fruta
Acabaram-se as visitas indesejadas de mosquitos na sua fruteira

Num dia vai ao supermercado e compra as frutas mais frescas e apetitosas, no outro tem a cozinha – em particular – a fruteira rodeada de pequenos visitantes indesejados. Tal como qualquer pessoa, também a mosca da fruta não resiste a uma fruteira bem recheada.

Basta que esteja uma peça de fruta mais madura para que ela apareça. E, claro, nunca vem sozinha. Traz consigo todo um exército de moscas da fruta. Mas isso pode acabar, porque temos algumas dicas, muito simples e à base de produtos que já tem em casa, que o vão ajudar a ver-se livre da mosca da fruta.

Diga adeus à mosca da fruta

1. Vinagre de cidra

vinagre

Isso mesmo. Até os produtos mais simples que tem na despensa podem ser bons aliados na limpeza de sua casa. Um pouco de vinagre de cidra pode ser suficiente para se livrar da mosca da fruta.

Basta que coloque um recipiente com um pouco de vinagre de cidra (ou pode até usar a garrafa do vinagre), depois cubra o topo do recipiente ou da garrafa com um pouco de plástico e prenda um elástico. Abra um pequeno orifício no plástico e deixe junto da fruta. O aroma frutado do vinagre de cidra vai atrair a mosca da fruta e, depois de entrar no recipiente, não há saída possível.

2. Vinagre e detergente da loiça

Em alternativa, ainda pode apostar na mistura de vinagre (pode ser de cidra ou de vinho) e detergente da loiça. Basta colocar um pouco de vinagre e algumas gotas de detergente num recipiente e deixá-lo aberto junto à fruta em que estão concentradas as moscas.

Ora, mais uma vez, o aroma do vinagre vai atrair a mosca da fruta, mas graças ao detergente, vai-se quebrar a tensão superficial do vinagre, fazendo com que a mosca se afunde na mistura.

3. Um cone de papel e fruta

Um cone de papel e fruta Um cone de papel e fruta Fonte: Everyday Roots

Não é propriamente um cone de papel e fruta. Na realidade, é mais um cone de papel que conduz a uma peça de fruta em vinagre. Esta é uma daquelas armadilhas para a mosca da fruta que nunca falha.

Coloque um pouco de vinagre num recipiente (com alguma altura), juntamente com uma peça de fruta madura ou que esteja já a apodrecer. Depois, faça um cone com uma folha de papel e coloque na abertura do recipiente. O exército de moscas da fruta vai entrar, mas já não sai.

4. Vinho tinto

vinho tinto

Tal como acontece com o vinagre, também o vinho tem um aroma que atrai a mosca da fruta. Portanto, se quer ver-se livre desses visitantes indesejados basta deixar um copo de vinho tinto destapado ou uma garrafa aberta na zona onde as moscas estão concentradas e a atração será fatal.

5. Açúcar, leite e pimenta

Açúcar, leite e pimenta Fonte: Everyday Roots

Esta mistura é uma espécie de areia movediça para a mosca da fruta. Certo é que resulta. Misture 1 litro de leite com cerca de 115 a 120 gramas de açúcar, com 50 a 60 gramas de pimenta e cozinhe durante aproximadamente 15 minutos. Depois, coloque num prato ou recipiente com abertura larga e disponha perto da fruta onde estão concentradas as moscas.

As moscas serão atraídas pela mistura, acabando por se afogar. Caso isso não aconteça, pode sempre juntar um pouco de detergente da loiça.

Aproveite e veja aqui como se fazem algumas das “armadilhas” de que lhe falamos.

Veja também: