Publicidade:

As 7 motas mais rápidas do mundo

As motas mais rápidas do mundo atingem velocidades verdadeiramente estonteantes. Se é fã dos veículos de duas rodas, fique a conhecer as mais velozes.

As 7 motas mais rápidas do mundo
675 km/h é o limite

Quem gosta de motas gosta de velocidade. Durante anos, os produtores deste veículos tinham um acordo de cavalheiros em que concordaram manter os limites de velocidade destas viaturas até cerca de 300 km/h.

Hoje, as motas mais rápidas do mundo ultrapassam (e bem) esse limite. Por volta de 2010 a BMW quebrou este acordo e os fabricantes começaram a ser menos reservados em relação aos limites de velocidade. As motas mais rápidas do mundo geralmente são também as mais caras.

Motas mais rápidas do mundo: o céu é o limite

1.Dodge Tomahawk

DodgeFonte da imagem: Wallpaperscraft

Esta é a mota mais rápida alguma vez criada. A Dodge desenvolveu esta mota em 2003, sendo que apenas nove destes veículos foram fabricados. Com uma potência de 500 cavalos, a Dodge Tomahawk tem quatro rodas (duas à frente e duas atrás). Tem um depósito de 8,3 litros e um motor Dodge Viper V-10 SRT 10. Consegue chegar aos 97 km/h em apenas 1,6 segundos.

Velocidade máxima atingida: 675 km/h.

2. Kawasaki Ninja H2R

KawaFonte da imagem: Kawasaki

Esta mota é destinada a corridas profissionais e tem uma potência de 300 cavalos. Com 998 cc, está equipada com um motor DOHC inline-4. A marca usou pela primeira uma moldura trellis num dos seus modelos, o que permite ao condutor ter maior controlo sob o veículo. Inspirada em viaturas MotoGP e F1, esta mota usa uma transmissão dog-ring, o que possibilita que as mudanças sejam mais suaves.

Velocidade máxima atingida: 400 km/h.

3. Suzuki Hayabusa

SuzukiFonte da imagem: CarAndBike

É o modelo mais rápido da Suzuki. A marca japonesa inspirou-se na ave mais rápida do mundo, o Hayabusa, para dar o nome a esta mota. Tem uma potência de 197 cavalos, 1340 cc, e um motor DOHC de 16 válvulas.

Velocidade máxima atingida: 397 km/h.

4. MTT Turbine Superbike Y2K

Y2kFonte da imagem: Supermac1961 (Flickr)

O sistema de transmissão desta mota é único: tem apenas duas mudanças. Este veículo tem um motor Rolls-Royce 250-C18 que produz uma potência de 320 cavalos. Estes motores são usados em jatos, sendo que estas motas são testadas em pistas destinadas a aviões.

Velocidade máxima atingida: 365 km/h.

5. Lightning LS-218

MotoFonte da imagem: Lightningmotocycle

Esta mota difere de todas as outras desta lista por ser elétrica. Tem uma potência de 200 cavalos e atinge os 97 km/h em dois segundos. Criada por uma empresa americana, em 2014, esta viatura tem no nome do seu modelo a velocidade máxima que atinge (218 milhas por hora).

Velocidade máxima atingida: 351 km/h.

6. BMW S 1000 RR HP4

GearheadsFonte da imagem: Gearheads

Mota com uma aceleração excelente. Com uma potência de 199 cavalos, esta mota é tão bonita quanto rápida. Está equipada com um motor inline-4 de 999 cc.

Velocidade máxima atingida: 349 km/h.

7. Honda CBR1100XX Super Blackbird

HondaFonte da imagem: Duncan Joint (Flickr)

Este modelo, produzido entre 1996 e 2007, destronou a lendária Kawasaki ZX-11 como mota mais rápida (na altura). Tem um motor de 1137 cc, com uma potência de 152 cavalos. Uma particularidade é o eixo duplo de equilíbrio, que confere mais suavidade à condução.

Velocidade máxima atingida: 306 km/h.

Veja também:

Ana Duarte Ana Duarte

Jornalista e gestora de comunicação no projeto Patient Innovation, Ana Duarte é mestre em Ciências da Comunicação, pela Universidade do Porto. A sua paixão pela escrita começou cedo, quando aprendeu a escrever e começou a criar os seus próprios jornais. Interessa-se por tecnologia, desporto, cinema e literatura.

Também lhe pode interessar: