6 motivos pelos quais o seu CV vai ser ignorado

A concorrência para candidatar-se a uma oportunidade de emprego já é alta, não dê mais motivos com o seu CV para não ser chamado à entrevista.

6 motivos pelos quais o seu CV vai ser ignorado
O que leva as empresas a rejeitarem um CV automaticamente

Está a pensar a candidatar-se e já está a preparar mentalmente a entrevista, mas, antes de chegar a esta fase, deverá enviar o seu currículo. Tal como se esforça por acertar, também deve fazê-lo para não falhar no seu CV. Num processo de seleção, o seu currículo, tal como o de outros, terá apenas uns minutos de atenção, saiba quais os erros a evitar.


6 causas que podem eliminar o seu CV



1. A sua conta do Facebook não reflete o seu lado profissional

É a sua conta pessoal, certo. No entanto, privacidade e redes sociais não são compatíveis. É normal querer partilhar momentos de diversão, mas estes momentos descontextualizados do seu grupo de amigos ou família podem dar a imagem errada de si. Atualmente, são cada vez mais as empresas a consultar as redes sociais durante o processo de avaliação de um candidato.
 

2. Não tem feito nada desde que saiu da faculdade

Tendo em conta a situação atual de desemprego, ninguém está à espera que tenha trabalhado logo a seguir à faculdade. No entanto, há muitas maneiras de mostrar o seu trabalho e de garantir que continua ativo enquanto procura emprego. Desde o trabalho voluntário até a criação de conteúdo num site pessoal, este tipo de atitude pode fazer toda a diferença para os recrutadores.
 

3. A sua foto do Linkedin é uma selfie

Em outros artigos já foram analisadas as coisas que não devem ser feitas no perfil do Linkedin e a foto é um elemento fundamental. Se quer garantir que transmite uma imagem profissional, nunca utilize uma selfie ou qualquer foto que possa prejudicar a sua imagem no mundo laboral.
 

4. O seu endereço de email é duvidoso

Se o seu email for mary_friends4ever@..., ou qualquer coisa similar, pode ter a certeza de que as probabilidades de o seu CV ser ignorado acabam de aumentar drasticamente. Tal como no caso da foto de perfil, o seu endereço de email deve transmitir profissionalismo e, em alguns casos, o facto de ser um email da Hotmail, Yahoo, entre outros, também é motivo suficiente para ser ignorado.

Mostrar que gosta de gatinhos, usar a alcunha familiar ou até exibir com orgulho no endereço de email a sua banda de Metal preferida não é boa ideia. Pode ter a certeza de que as probabilidades de o seu CV ser ignorado aumentam drasticamente.
 

5. Já se candidatou para 10 cargos na mesma equipa

A motivação é um elemento muito valorizado nos candidatos a um emprego e deve mostrar esta parte da sua personalidade sempre que possível, mas até a motivação tem limites. Candidatar-se a vários cargos na mesma equipa pode transmitir a imagem de que está desesperado ou não sabe o que quer fazer.
 

6. Esqueceu-se de fazer a verificação ortográfica

Este é um dos pontos básicos a ter em conta na elaboração de um CV e não é difícil, pois existem muitos corretores automáticos que fazem o trabalho por si.

É muito importante que o currículo não tenha erros ortográficos ou gramaticais. Mesmo que o erro seja uma gralha, a verdade é que isto revela falta de atenção da sua parte para um recrutador.
 
Veja também: