Publicidade:

5 motivos saudáveis para rir mais

Sorrir, por si só, já faz bem, mas e rir? Na verdade, rir traz vários benefícios para a sua saúde. Descubra alguns e ria muito.

5 motivos saudáveis para rir mais
Descubra os benefícios do riso para a saúde

Já dizia Erasmo de Roterdão: “Rir de tudo é próprio de parvos, mas não rir de nada é de estúpido”. Uma boa gargalhada e uns bons momentos de riso trazem muitos benefícios para a sua saúde, não só físicos mas também psicológicos.

Nesse sentido, assinala-se o Dia Internacional do Riso a 18 de janeiro. Um dia para relembrar os benefícios do riso e também para o incentivar a rir um pouco mais todos os dias.

5 razões pelas quais devia rir mais


1. Atenua a dor

beneficios de rir

Dopamina, endorfinas e serotonina, três hormonas cujo nome deve reter e que estão relacionadas com o riso. Com efeito, rir liberta endorfinas, sendo que estas são responsáveis por atenuar a sensação de dor.

Para além destas vantagens, umas gargalhadas sentidas ajudam a diminuir o stress, uma vez que aumentam os níveis de serotonina e dopamina – as hormonas responsáveis pela sensação de prazer, bem-estar e otimismo.

2. Cria empatia

empatia

Além de criar empatia, rir é contagioso! Senão, vejamos: já experimentou fazer cócegas a um bebé? A verdade é que é irresistível não rir com a gargalhada de um bebé.

Para além da empatia criada nesse momento, entre pais e filhos, por exemplo, o mesmo acontece entre adultos. Por esta mesma razão, é muito comum assistirmos a um grupo de adultos em que todos estão a rir, sendo que muitas vezes basta um começar a rir.

3. Ajuda a perder calorias

vantagens de rir

Certamente, já lhe aconteceu ficar com a barriga a doer de tanto rir. Deste modo, além de estar divertido, está também a exercitar os abdominais.

Temos outra boa notícia para si: além do riso exercitar vários músculos, ajuda-o a perder peso. Tudo isto porque 15 minutos a rir corresponde a mais de 40 calorias queimadas; no final do ano, pode traduzir-se em menos 4 quilos.

4. Faz bem ao coração

rir

Para além de aumentar a frequência cardíaca, rir aumenta aumenta o bom colesterol, ao mesmo tempo que diminui a tensão arterial.

Por outro lado, a oxigenação sanguínea também vai aumentar, uma vez que ao aumentar o batimento cardíaco, a circulação sanguínea vai ser também mais intensa. Neste sentido, as endorfinas atuam nos vasos sanguíneos, relaxando-os, acabando o sangue por fluir mais facilmente.

5. Atenua as rugas

rir diminui rugas

À primeira vista, pode parecer um contrassenso, mas, na verdade, rir não causa rugas. Isto porque, ao rir, estamos a movimentar vários músculos e a fomentar a elasticidade da pele.

De todos os modos, quanto mais vigorosa a gargalhada for, mais músculos da cara estamos a movimentar. De facto, podemos estar a exercitar mais de 80 músculos.

Veja também: