Publicidade:

O motor acelera sozinho? Saiba porquê e o que fazer

O motor acelera sozinho? Existem várias causas: problemas elétricos, mau uso dos pedais e interferência de objetos como o tapete, por exemplo. Saiba tudo.

O motor acelera sozinho? Saiba porquê e o que fazer
Saiba o que fazer quando o motor acelera sozinho

O motor acelera sozinho? Geralmente, isso acontece de uma forma súbita, não sendo gradual e não envolvendo veículos em que o acelerador fica parado numa mudança.

A aceleração súbita do motor pode acontecer em dois cenários. No primeiro, a viatura está estacionada. O condutor troca a mudança para marcha atrás ou para primeira e o carro subitamente acelera.

O segundo cenário envolve a aceleração a partir de velocidade. Nesta situação, o veículo já está na estrada quando começa a ganhar velocidade sozinho.

Saiba como lidar com um motor que acelera sozinho


Estes dois cenários têm três factos em comum: envolvem sempre a aceleração súbita indesejada; o condutor não consegue travar com a máxima eficiência; o condutor perde o controlo da aceleração do carro.

A aceleração subida indesejada é um problema de motores de veículos desde o princípio dos tempos em que existem viaturas motorizadas.

A causa mais comum é o uso incorreto dos pedais, ou seja, querer parar e pressionar o pedal de aceleração, querer acelerar e pressionar o pedal de travão e, assim, o motor começa a acelerar sozinho.

A National Highway Traffic Safety Administration, agência governamental dos Estados Unidos, estima que 16 mil acidentes por ano, nos EUA, se devem ao facto de os condutores trocarem acidentalmente os pedais, acelerando em vez de travar, por exemplo.

Outras causas

Existem várias causas para o motor acelerar sozinho. Geralmente, deve-se a problemas eletrónicos, até porque se tem verificado mais acidentes relacionados com a aceleração repentina desde que mecanismos eletrónicos passaram a ser inseridos nos carros. Graças ao avanço da tecnologia, os carros ficaram mais seguros, mas também mais suscetíveis a outros problemas.

Outra causa, como já foi referido, é o mau uso dos pedais. Outra origem deste problema são lapsos mecânicos como, por exemplo, a interferência de objetos (como o tapete abaixo dos pedais), problemas com cabos, etc.

pedais do carro

Dicas para evitar a aceleração súbita do motor


1. Verificar a posição dos pedais sempre que for conduzir um carro que é novo para si;

2. Certificar-se de que os tapetes estão bem colocados e não existem objetos soltos que possam interferir na condução e bloquear os pedais;

3. Evitar conduzir com calçado largo e/ou pesado, para prevenir que pressione, acidental e simultaneamente, o pedal de aceleração e travão.

Se o carro estiver a acelerar e tiver a certeza de que está a pressionar o pedal do travão, tire o pé do pedal e volte a tentar. Se isso não resultar, pressione o pedal do travão com os dois pés. Depois, experimente pôr o carro em ponto morto e voltar a tentar. Se o problema persistir, deve contactar o seu mecânico.

Veja também:

Ana Duarte Ana Duarte

Jornalista e gestora de comunicação no projeto Patient Innovation, Ana Duarte é mestre em Ciências da Comunicação, pela Universidade do Porto. A sua paixão pela escrita começou cedo, quando aprendeu a escrever e começou a criar os seus próprios jornais. Interessa-se por tecnologia, desporto, cinema e literatura.

Também lhe pode interessar: