O motor de arranque não funciona. E agora?

Quando o motor de arranque não funciona, sabe o que deve fazer para conseguir chegar ao trabalho, ou limita-se a insistir à espera que o carro pegue?

O motor de arranque não funciona. E agora?
Saiba o que pode fazer.

Poupe dinheiro com este novo Seguro Auto onlineAcontece a todos e certamente já lhe aconteceu a si. Chegou ao carro de manhã, pronto para um dia de trabalho e ao dar à chave percebeu que o motor de arranque não funciona. Provavelmente ligou logo ao mecânico, mas por vezes pode não ser preciso fazê-lo.
 

O que fazer

Quando o motor de arranque não funciona, a primeira coisa a fazer é avaliar o estado do carro. É importante verificar se o problema não está na bateria, e para tal basta tentar ligar as luzes do carro. Se verificar que estas não ligam ou que estão muito fracas, está na altura de pedir ajuda com os cabos.

Se ao tentar ligar o carro não ouvir qualquer barulho, pode não haver salvação para a sua bateria. Aí, o melhor a fazer é realmente ligar ao mecânico a pedir ajuda.

No caso de ouvir cliques ou um zunido ao dar à chave, isto significa que o motor de arranque não funciona porque não está a receber eletricidade suficiente sendo por causa da bateria, do motor de arranque, da ligação ou do solenoide. Pode também o motor de arranque está ser vitima do desgaste.

No caso de não conseguir fazer nada quanto à bateria ainda há algo a fazer. Seja qual for o problema, o melhor que vai poder fazer é verificar se o problema está na bateria ou no motor de arranque e improvisar uma solução.

Quando o motor de arranque não funciona, por incrível que pareça, por vezes resulta dar-lhe umas pancadinhas de amor.  Se tiver alguma ajuda, peça a alguém para dar à chave enquanto você lhe dá umas pancadinhas de amor - seja gentil.

Caso veja fumo ou não consiga resolver o problema, agora a sua melhor hipótese é ligar ao mecânico a pedir ajuda. Se começar a mexer demasiado onde não deve pode acabar por fazer mais mal do que bem e meter-se em despesas que não quer.


O custo de resolução do problema

Normalmente, tratar de um motor de arranque que não quer funcionar deve ficar entre os €100 e os €300, dependendo do problema e do carro em questão e variando de acordo com o local. Claro que, se for necessário tratar de vários problemas no seu carro, vai precisar de pagar muito mais.

Para evitar estes custos, deve cuidar do seu carro o melhor que conseguir, lavando-o de vez em quando e fazer a revisão quando é preciso. Por vezes há problemas que podem se detetados cedo, e que ficam mais baratos assim.
Aproveite a promoção de Seguro Auto Online >>
Veja também: