Mousse de chocolate simples, rápida e sem enganos

Quem nunca errou no ponto de uma mousse de chocolate? Com esta receita e um passo a passo simples, o sucesso está na ponta da colher.

Mousse de chocolate simples, rápida e sem enganos
Cremosa e doce na medida certa

Cremosa e, ao mesmo tempo, fofa. Doce, mas não em exagero. Se quer aprender os truques para fazer uma mousse de chocolate deliciosa, fique de olhos postos neste artigo. Quando o assunto é acertar no ponto desta sobremesa tão querida, garantimos que acabaram-se os segredos na cozinha.

Já fez uma mousse e o resultado ficou rígido, pouco achocolatado ou demasiado líquido? Há incontáveis experiências menos felizes quando o assunto é fazer esta sobremesa e há uma razão simples para isso: ainda há quem não conheça “a ciência da mousse de chocolate”. Sim, existem argumentos científicos que explicam o sucesso de uma boa mousse de chocolate.

Os segredos para uma boa mousse de chocolate

A verdade é que existem truques para acertar na dose e no ponto desta doçura. Recipientes plásticos? Fique longe. Água no chocolate? Sim, na dose certa. Limão para bater as claras? Não pode faltar. Descubra tudo no nosso passo a passo simples e fácil, e aproveite para deliciar-se na altura da próxima sobremesa. Aposte nas nossas dicas úteis e evite os desastres culinários.


Mousse de chocolate

mousse-de-chocolate

Ingredientes
160 g de chocolate
4 gemas
4 claras
4 c. de sopa de açúcar
3 c. de sopa de água

Modo de preparação

  1. Comece por partir o chocolate em pequenos pedaços, com cuidado para que tenham um tamanho aproximado. Junte a água ao chocolate num recipiente resistente ao calor, para derreter em banho-maria.
  2. É sabido que a água pode prejudicar a textura do chocolate derretido, mas isso só acontece quando é em pouca quantidade. Com a quantidade que aqui indicamos, ela não vai interferir no processo.
  3. Leve o recipiente ao lume, com uma panela com um bocado de água, mas tenha cuidado para que não se toquem. Não deixe que o recipiente com o chocolate aqueça em demasia. Mexa a mistura enquanto derrete, retirando do lume se necessário. Repita o processo até que o chocolate derreta por completo e fique um creme homogéneo.
  4. Depois de derreter o chocolate, bata as gemas numa batedeira. Quando estiverem bem batidas, acrescente o chocolate e continue a bater até que a mistura fique uniforme.
  5. Numa taça à parte, bata as claras em castelo. Escolha um recipiente de vidro ou metal, já que as claras não pode ter contacto com qualquer resíduo de gordura. O plástico tem tendência a acumular gordura, mesmo depois de lavado.
  6. Quando as claras começarem a formar bolhinhas, acrescente umas gotas de sumo de limão e continue a bater até que cresçam. Antes de ficarem em castelo, adicione o açúcar e bata até que atinjam o ponto certo. Não esqueça das gotas de limão, pois são elas que vão ajudar a criar o ponto estável da espuma.
  7. Adicione as claras ao preparado de chocolate e envolva tudo delicadamente.
  8. Coloque a mousse de chocolate numa taça de vidro e leve ao frigorífico por algumas horas.

Apostamos que já tem uma desculpa perfeita para experimentar esta receita. Bom apetite!

Veja também: