Móveis antigos: soluções para quem não gosta de bricolage

Se tem móveis antigos lá por casa e não sabe o que fazer com eles, atente nas nossas sugestões para lhes dar uma nova vida.

Móveis antigos: soluções para quem não gosta de bricolage
Ideias para todos os gostos

Os móveis antigos são, normalmente, peças com algum valor. Mesmo que não sejam muito caros no mercado, eles acabam por ter valor sentimental associado, pois fazem parte dos momentos importantes da nossa vida e ligámo-los, frequentemente, a sentimentos e sensações. Por isso, mesmo quando os vemos a deteriorarem-se, ou a perderem o sentido nas novas decorações que vamos fazendo, não é de ânimo leve que nos desfazemos deles.


Móveis antigos: sugestões para quem não gosta de bricolage


Restauro de móveis

A restauração de móveis antigos está bastante na moda, seguindo uma certa tendência DIY - a expressão inglesa que significa do it yourself ou, em português, faça você mesmo. Vamos a alguns sites na internet, compramos umas revistas, vamos às lojas da especialidade munir-nos de todas as ferramentas necessárias, mas nem sempre isto é o suficiente. Ao contrário do que vemos na televisão, estas tarefas são mais difíceis do que parecem e nem sempre o resultado é o que esperamos. Se realmente não se quer desfazer de uma peça de mobiliário em particular - nem estragá-la - pode sermpre procurar um profissional que o faça por si:

 

Doar móveis

Uma outra opção é doar os móveis que já não lhe fazem falta lá em casa. Mesmo que lhe pareça que já não há muito a fazer por um determinado móvel, deixe que os outros decidam isso. Vai ver que um móvel velho para si pode ser ainda muito útil para outras pessoas. Além disso, estas instituições que aceitam a doação de móveis fazem, quase sempre, o transporte. Veja algumas instituições que aceitam móveis antigos.
 



Vender móveis

Em algumas situações, a opção mais imediata é mesmo vender os móveis, até porque podem estar em muito bom estado e a sua venda pode compensar financeiramente. A lista de sítios onde pode vender os seus móveis usados é muito grande, mas não descure uma alternativa à venda - a troca de móveis ou outros bens - que também é disponibilizada pela maioria dos sites que sugerimos a seguir. Não se esqueça, nestes casos, de definir à partida como será feito o transporte das peças.
 
Como vê, não é necessário ser um perito em bricolage para poder dar uma nova vida aos seus móveis antigos. Quer essa nova vida passe por continuar na sua casa, quer passe por mudar de casa, terá a certeza que contribuiu, também com estas opções, para a preservação do ambiente e proteção da Natureza.

Veja também: