Móveis para quarto montessoriano: o que comprar?

Um quarto montessoriano é completamente dedicado à criança, desde a decoração ao tamanho dos móveis: conheça os móveis que não podem faltar. 

Móveis para quarto montessoriano: o que comprar?
Os 5 elementos que não podem faltar

Os móveis para quarto montessoriano devem respeitar por completo as características da criança, tendo em conta as suas capacidades e dificuldades, gostos e interesses. O que geralmente acontece é que os quartos de bebés são pensados para agradar aos pais, sendo práticos e funcionais para os adultos, mas não o são para as crianças.


Que móveis para quarto montessoriano deve comprar?


1. Espelho em acrílico

Os espelhos são essenciais no quarto do bebé, para que ele se possa reconhecer e também para aprender que ele e as outras pessoas são pessoas distintas. É importante que o espelho seja aplicado à altura da criança, evitando o uso de pregos para o fixar na parede, e deve ser de acrílico.


móveis


2. Barra de parede

Esta barra é um dos móveis para quarto montessoriano que não podem faltar e deve estar à altura da criança para que a auxilie nos movimentos. Assim, será mais fácil para o bebé começar a erguer-se e a caminhar, treinando o equilíbrio.
 


3. Tapete grande

O quarto montessoriano deve sempre ter um tapete de grandes dimensões, que ocupe grande parte do espaço, que seja confortável, colorido e com vários elementos atrativos para as crianças. Assim, eles poderão movimentar-se livre e confortavelmente pelo quarto, explorando e sendo estimulados pelo colorido e motivos do próprio tapete.


móveis 2


4. Armários e caixotes baixos

Para guardar grande parte dos brinquedos, devem ser usados elementos de arrumação baixos, para que o bebé os possa usar. Segundo Montessori, alguns brinquedos devem ficar espalhados e à mostra no quarto, para que o bebé os possa explorar livremente. Esses brinquedos devem ser trocados por outros regularmente (a cada 15 dias), para que haja mais possibilidades de descobertas.



5. Colchão

É fundamental que o colchão esteja colocado no chão, para que a criança possa entrar e sair da cama quando quiser e em segurança.



Elementos a evitar num quarto montessoriano

  • móveis com quinas
  • quadros ou espelhos de vidro (opte pelos acrílicos)
  • pregos para afixar objetos na parede (prefira fida de face dupla)
  • móveis instáveis ou fáceis de derrubar
  • tomadas desprotegidas

De uma forma geral, o quarto montessoriano deve ser minimalista, ou seja, deve evitar o exagero, para que a criança consiga aprender a concentrar-se e a brincar com poucas coisas de cada vez. Ademais, isso fará com que o espaço se torne mais aberto e desimpedido para que o bebé se possa movimentar, a gatinhar ou a andar, livremente pelo quarto.

Veja também: