Como mudar a bateria do carro em 10 passos

Está fraca e a precisar de ser trocada? Saiba como mudar a bateria do carro em 10 passos.

Como mudar a bateria do carro em 10 passos
Saiba como mudar a bateria do carro

Mudar a bateria do carro é uma tarefa que requer alguns cuidados. Recorrer a um mecânico de confiança é a solução mais segura, mas, se seguir cuidadosamente alguns passos, pode mudar a bateria do carro em casa e poupar dinheiro.

Quando a bateria dá sinais de estar fraca e já não carrega, estes são os passos a seguir para mudar a bateria do carro.

10 passos para mudar a bateria do carro

manutencao bateria do carro

1. Ferramentas

Idealmente, deve ter disponível uma caixa de ferramentas completa, para qualquer eventualidade. No entanto, deverá precisar apenas de um conjunto de chaves (fendas, estrias e L, de vários tamanhos), alicate, martelo e uma escova de aço. Para sua proteção, não fume, use luvas e óculos de proteção.

2. Bateria nova

Adquira uma bateria nova adequada para o seu carro, ou seja, do tipo e tamanho certo (existem baterias de diferentes tamanhos).

3. Motor desligado

Garanta que o carro está desligado, ou seja, na posição de parqueamento e com o motor desligado.

4. Retire os cabos dos terminais da bateria

Identifique os terminais positivo (sinal ‘+’ e habitualmente com um cabo de cor vermelha) e negativo (sinal ‘–‘ e habitualmente com um cabo de cor preta) da bateria velha. Retire primeiro o terminal negativo, com recurso a uma chave. De seguida, proceda do mesmo modo para retirar o terminal positivo.

5. Remova a bateria velha

Remova todos os dispositivos que estejam a segurar a bateria no lugar, desparafusando-a do seu encaixe ou removendo-a das barras. Retire a bateria velha com cuidado.

6. Limpe o encaixa da bateria e terminais

Com recurso a bicarbonato de sódio dissolvido em água e uma escova de aço, limpe ferrugens e eventuais depósitos alojados no encaixe da bateria e/ou terminais.

bateria do carro

7. Coloque a bateria nova

Coloque a bateria nova no respetivo encaixe/ bandeja, exatamente da mesma forma (colocado na mesma direção) em que estava colocada a bateria antiga.

8. Verifique o estado dos dispositivos que seguram a bateria

Se necessário, substitua os dispositivos que mantiveram a bateria velha no seu lugar. Verifique depois se a bateria está devidamente colocada e segura.

9. Recolocar os cabos nos terminais

Substitua os cabos da bateria nos respetivos terminais na ordem inversa da qual os removeu, ou seja, primeiro o terminal positivo e depois o terminal negativo.

10. Encaminhe a bateria velha para os locais adequados

Deposite a bateria velha num ponto de reciclagem que recicle baterias de carros. Em alternativa, deixe em oficinas ou mecânicos de confiança que encaminhem as baterias para a reciclagem.

Veja também: