AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

7 dicas para mudar área de trabalho

A perda de interesse pelas tarefas e o salário que não faz face às despesas mensais, podem levar a que queira mudar de área de trabalho.

7 dicas para mudar área de trabalho
Nunca é tarde para mudar!

Quer mudar de área de trabalho porque não está satisfeito com a atual? Sente-se infeliz? Com vontade de “mudar de ares”? Ora, os riscos associados à mudança de carreira podem ser grandes, mas se se sente assim, talvez valha a pena arriscar. Não pense que está sozinho. A ideia de “emprego para toda a vida” está já ultrapassada.

Se pensa então em mudar de área de trabalho, fique aqui a conhecer algumas dicas, que o podem ajudar nessa decisão.


7 Dicas para mudar área de trabalho


1 – Perceba do que é que realmente não gosta

Não confunda não gostar da empresa onde está com não gostar do seu trabalho. Muitas vezes, o que o incomoda não são as tarefas associadas às suas funções, mas sim o seu patrão ou o ambiente de trabalho.

Se de facto constatar que o que não gosta é mesmo do seu trabalho, então faça uma análise daquilo que o move, o que mais gosta fazer, as suas paixões. Este é o primeiro passo para traçar um novo rumo na sua careira.



2 – Estude novas carreiras

Assim que perceber o que realmente gostaria de fazer, use algum tempo para pesquisar sobre várias carreiras, nomeadamente as funções associadas. O essencial é que perceba se nessas funções se iria sentir bem profissionalmente.



3 – Não comece do zero

Ao mudar a área de trabalho, não precisa necessariamente de “apagar” tudo o que aprendeu até então. Há muitas competências que podem ser transversais a várias carreiras, como por exemplo, a capacidade de comunicação ou de liderança.



4 – Aposte na sua formação

Com uma mudança de carreira, pode ter a necessidade de atualizar conhecimentos ou adquirir novos. Não estamos a falar necessariamente de ter de tirar uma licenciatura ou um mestrado. Pode optar por cursos práticos e focalizados, tirando partido da oferta que há online.



5 – Construa uma rede de Networking

São as pessoas que trabalham no meio que melhor o podem aconselhar e até mesmo ajudar a encontrar emprego. Não se esqueça de tirar partido da rede social Linkedin para mudar de área de trabalho.



6 – Ganhe experiência na nova área

Como está a começar uma nova carreira, é importante que ganha alguma experiência profissional. Tente encontrar algum part-time ao fim de semana ou um estágio, onde possa ganhar essa experiência.



7 – Seja flexível

A mudança de carreira requer também flexibilidade e capacidade de adaptação. Pode ser já um profissional experiente, mas a partir do momento que dá um novo rumo à sua carreira, vai voltar ao patamar inicial. Se antes era chefe, prepare-se, pois na nova área que optar pode mesmo vir a ser estagiário.


Agora só falta pôr mãos à obra

Se a decisão está tomada e se sente preparado, resta agora iniciar a busca de emprego. Escolha os melhores portais de emprego para o fazer e redefina os seus critérios de busca. Não se esqueça que deverá também adaptar o seu CV aos seus novos interesses.

No início pode ser difícil, mas se no final encontrar uma carreira que o faça feliz, então terá valido a pena!
Faça mais pela sua carreira >>
Veja também: