Mudar o som do carro – como fazer?

Quer tornar o seu carro um pouco mais desportivo? Saiba que pode mudar o som do carro, mas há limites. Há opções mais económicas, outras mais dispendiosas.

Mudar o som do carro – como fazer?
Pequenas alterações ou mudar sistemas por completo, você decide.

O cheiro é um dos sentidos que perdura por mais tempo na nossa memória, contudo os cheiros e as imagens não desaparecem com facilidade do compartimento reservado no nosso cérebro para as recordações. Mas foquemo-nos nos sons, o som do carro, que é das coisas mais importantes para os amantes de automóveis, já que é possível identifica-los pelo roncar do motor.
 
Se, verdadeiramente, adora carros já esteve numa situação me que parou tudo o que estava a fazer para ouvir aquele ruído agradável de um carro a passar.
Ferrari, Lamborghini, Maseratti e Porsche são marcas às quais associamos sons deliciosos, no entanto há versões mais desportivas de marcas mais comuns, tal como a divisão AMG, ou a M e também os RS que dão prazer quando nos fazem vibrar os tímpanos.
 

Como o fazer

Se o seu carro é mais modesto, mas quer ter aquele som característico dos fórmula 1 há algumas coisas que pode fazer, entre elas está uma técnica muito barata e de fácil execução. Contudo, pode ser alvo de comentários jocosos por onde passe. 
Basta ter um balão rasgado e colocá-lo na saída do cano de escape, com a exaustão dos gases o som do carro será, no mínimo, interessante.
 
 

As alternativas

Há algumas opções para mudar o roncar do motor do seu carro, umas são mais simples, outras mais complicadas, quanto aos custos saiba que variam também.
Ora veja:
alteração do filtro de ar
mudança do sistema de escape
 
Se optar por mudar o filtro de ar para um de alto rendimento o som do motor vai alterar-se, algo que pode gostar ou não, o certo é que este método é dos mais baratos sendo que apenas irá pagar o filtro do ar e a mão de obra. No entanto, os consumos de combustível irão aumentar também, sendo que a combustão será feita a um ritmo maior.
Quanto ao sistema de escape, saiba que o seu carro tem um modelo específico de escape, no entanto há sistemas alternativos e mais desportivos que dão um som especial e que fazem a exaustão de forma mais eficiente, utilizando materiais de alta gama, como é o exemplo do titânio e o carbono. Mas lembre-se que os valores não são para todas as carteiras. 
 
 

A não fazer

Algo que não deve fazer para alterar o som do carro é furar o cano de escape. Efetivamente o som irá ficar diferente, mais ruidoso, contudo o sistema de escape irá deteriorar-se mais rapidamente bem como a exaustão será feita de forma defeituosa. Logo, deixe brocas e pregos longe do escape do seu carro.
 
 

É legal?

Pode fazer este tipo de alterações ao seu carro, contudo há limites ao ruído emitido. Não ultrapasse os 85dB!