A razão pela qual deve mudar o óleo do carro

Saiba a razão pela qual deve mudar o óleo do carro. Este líquido viscoso é muito importante para que o seu automóvel funcione perfeitamente. Não salte mudanças.

A razão pela qual deve mudar o óleo do carro
Faça as mudanças no tempo certo

Há algo essencial na manutenção do seu carro: mudar o óleo. Ao fazer a mudança consegue que o motor do seu carro esteja consigo por mais tempo. Falta de óleo ou o óleo em más condições podem obrigá-lo a trocar o coração do seu automóvel, algo que, no campo económico, não é nada agradável.

Como mudar o óleo

Pode fazê-lo em casa ou fazer uma visita ao mecânico. Se optar por mudar o óleo em casa vai precisar de alguns acessórios. Necessita de: 
  • um macaco para erguer o carro e suportes fixos
  • um alguidar
  • a chave para abrir o bujão do cárter 
  • óleo novo para voltar a encher

Lembre-se sempre da sua segurança e não se coloque debaixo do carro sem garantir que o ele está bem seguro. Depois de subi-lo com o macaco, utilize suportes fixos e capazes de aguentar com o peso do carro. É a sua vida que está em jogo.
De seguida abra a rosca superior do motor, coloque o alguidar debaixo do bujão do cárter e basta abri-lo para que a gravidade faça o seu trabalho.
No final feche-o e, lá em cima, verta o óleo novo utilizando um funil para que este líquido viscoso não escorra pelo motor.
 
Quer saber mais?
Mantenha-se a par das últimas novidades do setor automóvel. Registe-se no E-Konomista. As dicas, as novidades e as melhores soluções de seguros para o seu automóvel.

Por que deve mudar o óleo

Há uma razão pela qual deve mudar o óleo do motor: a perda de viscosidade.
Esta propriedade do óleo serve para reduzir o atrito, ou seja, agilizar os movimentos dos componentes internos do motor. Caso não esteja em boas condições os componentes irão raspar uns nos outros gerando folgas e, em casos mais extremos, a destruição do motor.

O óleo vai perdendo as suas propriedades tendo em conta o número de quilómetros que vai fazendo, desta forma deve mudá-lo de acordo com o número de quilómetros indicado. Há óleos que podem fazer 5 mil, outros 10 mil. Os valores são muito variados e deve sempre confirmar na embalagem ou com o seu mecânico.
 

Dicas úteis

Se, ao longo dos tempos, verificar que o nível do óleo está a baixar, visite o seu mecânico pois pode haver uma fuga. Mas saiba também que há alguns modelos em que este consumo de óleo é um problema crónico. Nestes casos verifique com mais regularidade já que o risco de estragar o motor é maior.

Utilize sempre o óleo indicado para o seu carro. Saiba que há vários tipos, tendo viscosidades diferentes. Não vai querer colocar um menos viscoso caso o seu carro necessite de algo mais espesso, ou vice-versa. O resultado não é nada bom.

Faça um lembrete no seu telemóvel, ou então coloque um aviso num local visível no carro a indicar-lhe quando deve mudar o óleo para não se esquecer. Não caia no erro de fazer 20 mil quilómetros quando só devia ter feito 5 mil.


Veja também: