Como mudar para uma casa mais pequena

Se está a pensar mudar para uma casa mais pequena, nós temos as dicas para que o consiga fazer de forma rápida e sem grandes complicações.

Como mudar para uma casa mais pequena
É possível mas há sacrifícios

Vai mudar para uma casa mais pequena e já está em pânico porque não sabe onde vai colocar todas as suas coisas? Logo de entrada, temos boas notícias numa só palavra: destralhar. Naturalmente, quando tem muito espaço, a tendência é preencher todos os lugares vazios com coisas que, na maioria das vezes, não lhe servem para nada. 

Há várias vantagens em mudar para uma casa mais pequena, para começar, se é proprietário, ao vender uma casa grande para comprar uma mais pequena, à partida, vai ter lucro. Depois, uma casa mais pequena custa menos: menos Imposto Municipal sobre Imóveis, menos seguro, a manutenção é menor e as contas de água e energia, em princípio, também reduzem. Por fim, há menos trabalho de manutenção, menos área para arrumar e limpar e menos espaço para acumular tralha.
 

5 Dicas para mudar para uma casa mais pequena


Destralhe

Este conceito não é novo mas é essencial quando se trata de mudar para uma casa mais pequena e o princípio de toda a transformação. Para que o processo seja o mais rápido e indolor (sim, pode doer deitar fora coisas!), é importante que comece a destralhar uma divisão de cada vez e seguindo uma ordem lógica sem olhar para trás, por exemplo, no sentido do ponteiro dos relógio.

 

O que vai? O que fica?

É muito simples: se não usou essa peça de roupa, de calçado, o creme, o tapete, os cinco baralhos de cartas, o utensílio ou livro de cozinha no último ano… é porque não precisa disso, portanto, vai fora. Tudo o que não serve, não veste, está gasto, não gosta ou gosta assim-assim, não tem lugar na sua casa nova. Para esta arrumação, é importante que distribua as coisas em quatro categorias: guardar, vender, doar e lixo.

 

Venda tudo!

Em Portugal, as vendas de garagem não são algo comum mas não quer dizer que não funcione e é uma forma rápida de se livrar de tudo o que já não quer. Nos cafés, associações, supermercados e lojas da sua zona afixe cartazes, simples, claros e com grandes letras que indiquem: Venda de Garagem - Vendo tudo por mudança - Local X - Hora Y. 

Se não quiser estranhos em sua casa ou tem pudor em partilhar com a vizinhaça que está a livrar-se das suas coisas, então, já sabe: venda no OLX. Pode não ser tão rápido mas é possível tenha mais lucro. Pode vender as suas coisas à unidade ou anunciar a venda do recheio da casa.

 

Destrua

A sério que tem guardadas as faturas da eletricidade, gás, água e telefone desde 2001? Guardou todos os post-it que trocou com os namorados e amigas da adolescência? Tem impressas 384 receitas que viu online mas nunca confecionou? Numa caixa tem 5872 cartões de visita que nunca consultou? E também os seus exames do secundário? É tempo de destruir isso tudo.

 

Organize

Parece acessório mas a organização é a chave (uma das, vá!) para uma vida mais feliz. Quando a sua casa está organizada, quando há um lugar para cada coisa e cada coisa tem o seu lugar, perde menos tempo à procura das coisas, gasta menos tempo a arrumar, tudo ocupa menos espaço, tem mais tempo para viver e menos com o que se preocupar. Agora que vai mudar para uma casa mais pequena, é investir algum tempo a definir uma estratégia de arrumação para a casa nova.

Para mudar para uma casa mais pequena, há uma palavra a reter: reduzir. Não estamos a dar grande novidade mas a verdade, é que não faltam casas pequenas atulhadas de coisas. Conclusão, a arrumação é uma complicação, o pó acumula-se, as alergias instalam-se, nunca sabe onde tem as coisas nem espaço para arrumar o que realmente importa. Pense nisso!
Visite casas para compra e venda sem sair do sofá >>
Veja também: