5 mulheres poderosas que tem de conhecer

São personalidades femininas de que provavelmente nunca ouviu falar, mas com muita importância na História. Eis 5 mulheres poderosas que tem de conhecer.

5 mulheres poderosas que tem de conhecer
Vamos conhecer um pouco de História?

Se hoje em dia vivemos numa sociedade (quase) igualitária entre sexos, é sabido que foi necessário percorrer um longo caminho em busca dos direitos das mulheres. Direito de voto, de assento em cargos políticos e de direção nas empresas, direito até a usar calças. Todas estas conquistas se devem ao esforço de personalidades femininas que lutaram pelos direitos de todas as mulheres. São estas mulheres poderosas que deve conhecer para continuar a falar delas.

5 mulheres poderosas que vai ter o prazer de conhecer


Mary McLeod Bethune :: 1875-1955

mcleod

Mary McLeod Bethune foi uma famosa ativista e educadora, que determinou nos seus objetivos de vida conseguir com que ela e outras mulheres exercessem os seus direitos. Bethune fundou o Conselho Nacional de Mulheres Negras em 1935 e, durante a presidência de Franklin Roosevelt, aceitou um cargo como diretora da Divisão de Assuntos “Negro” na Administração Nacional da Juventude, o que a transformou numa mulher afro-americana de alto nível no governo e a eleva para a categoria de uma das 5 mulheres poderosas que tem de conhecer.

Ida B. Wells :: 1862-1931

ida wells

Ida B. Wells foi uma influente jornalista e sufragista americana que fez uma incansável campanha para que fosse criada uma legislação anti-linchamento. A sua atividade começou de forma mais intensa em 1884 quando, numa aparentemente normal viagem de comboio, Ida se recusou a ceder o seu lugar, o que desencadeou uma ação bem sucedida contra a empresa de transporte. Motivada, em parte, pela existência de racismo dentro do próprio movimento de sufrágio feminino, Wells fundou e co-fundou uma outra série de organizações de luta pelos direitos civis.

Mary Church Terrell :: 1863-1954

terrell

Mary Church Terrell é uma das 5 mulheres poderosas que tem de conhecer pelas suas importantes conquistas na história da humanidade. Presidente da Associação Nacional de Mulheres de Cor, ajudou a formar esta organização em 1896 como resposta a um ataque às mulheres negras. Sob o lema “Levantar e escalar”, esta associação lutou incansavelmente pelo direito de voto, e promoveu campanhas anti-linchamento e pela equidade salarial .

Lucy Stone :: 1818 – 1893

stone

Já ouviu falar no nome Lucy Stone? Se não ouviu, decore-o, pois esta é uma das 5 mulheres poderosas que tem de conhecer. Líder na Associação Americana de Sufrágio das Mulheres por altura da Guerra Civil, dirigiu a organização considerada uma das menos radicais. Lucy é também famosa pelo facto de, na cerimónia do seu casamento, não abdicar dos seus direitos em favor do seu marido, mantendo também o nome de solteira.

Maud Wood Park :: 1871 – 1955

burns

A lista das 5 mulheres poderosas que tem de conhecer termina com Maud Wood Park, uma importante personalidade que não só ajudou eleitoras femininas enquanto na presidência da Liga das Mulheres Eleitoras, como também ajudou a formar e presidiu o Comité do Congresso das Mulheres, que pressionou o Congresso para promulgar legislação favorável a favor das mulheres. Uma das leis em que Maud teve grande influência foi a da assistência na saúde materna, permitindo que uma parte do orçamento fosse direcionado para esta área.

Veja também: