Júlia Rocha
Júlia Rocha
22 Set, 2017 - 08:51

Multibanco no telemóvel: serviços e operações disponíveis

Júlia Rocha

Se utiliza o seu smartphone no dia-a-dia, saiba como pode otimizar as operações multibanco no telemóvel, tanto pessoal como profissionalmente.

Multibanco no telemóvel: serviços e operações disponíveis

Cartões de débito, cartões de crédito, cheques ou dinheiro vivo são os métodos tradicionais para fazer pagamentos. Métodos que não são obsoletos, mas que são cada vez mais facilmente substituíveis por operações de multibanco no telemóvel.

Existem algumas aplicações e serviços que facilitam operações, não só de pagamento, mas também outros serviços como transferências bancárias ou consultas de saldo. Tem algumas modalidades a ter em conta. Falamos-lhe das mais frequentes e usadas.

Multibanco no telemóvel: quais são os serviços?

1. MB Way

O serviço MB Way é um serviço para smartphones e tablets que permite fazer compras, levantamentos e transferências à distância. Acaba por ser uma forma de evitar cartões de crédito, criando cartões temporários para operações únicas e/ou frequentes.

Primeiro tem de, junto de uma caixa multibanco do seu banco ou do serviço de homebanking, aderir ao serviço e associar o número de telemóvel, estabelecer um plafond para o uso em cartão, definir o pin e descarregar a aplicação.

Neste site pode ter todas as informações sobre como efetuar pagamentos diretamente através da app quando essa opção for disponibilizada pelo comerciante. Para levantar dinheiro à distância, selecione essa opção na app e introduza o montante. Vai surgir um código de 10 dígitos para efetuar o levantamento em ATMs ou então para ser enviado a outra pessoa para que ela possa levantar o dinheiro, ao carregar na tecla verde e introduzir este código.

É importante notar que neste serviço de multibanco no telemóvel, as transferências diretas só funcionam se os dois utilizadores tiverem o serviço.

2. MB Phone

Este serviço permite usar o telemóvel para algumas operações normalmente destinadas ao ATM, através da aplicação Java e por serviços de voz ou SMS. Para aderir tem de dirigir-se a uma caixa multibanco e associar o serviço a uma conta e a um número de telemóvel e operador. Define, depois, um código pessoal de acesso ao serviço.

Se usar o serviço através da aplicação Java, isto permite-lhe ter acesso a uma simulação dos menus das caixas multibanco. Se aderir através de chamada ou SMS, saiba aqui o que fazer para saber qual o número a usar para efetuar operações. O MB Phone permite consultas do saldo, movimentos, NIB, pagamentos de serviços, carregamentos de telemóvel, pedido de livro de cheques e transferências entre contas associadas.

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3. Tecnologia Contactless

É possível efetuar pagamentos ao aproximar o telemóvel de um terminal de pagamento automático do comerciante. Isto é feito através da tecnologia NFC (Near Field Communication), que também existe em cartões de débito ou crédito para acelerar o processo de pagamento.

Hoje em dia, praticamente todos os smartphones possuem o sistema necessário para efetuar estas operações, mas também precisa das aplicações próprias para confirmar pagamentos ou leitura de códigos de barras e, claro, de ligação à sua conta.

O pagamento é efetuado ao aproximar o telemóvel do terminal, encostando o mesmo. Quanto mais perto, menor a probabilidade de interferência ou diminuição do sinal.

Em nenhum destes sistemas, o comerciante ou recetor do pagamento tem acesso aos dados do cliente. O sistema MB Way é particularmente seguro visto usar os mesmos sistemas de segurança e encriptação de uma caixa multibanco tradicional.

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