PLANO DE SAÚDE MEDICARE - 6 mensalidades sem compromisso

5 formas de tratar músculos doridos

Costuma ficar com os músculos doridos após o seu treino? O E-Konomista encontrou algumas soluções que podem atenuar a dor!

5 formas de tratar músculos doridos
Damos-lhe algumas dicas para recuperar

O treino foi intenso e eficaz! Mas os músculos... parecem estar a dar de si! Mais do que qualquer dica “pós treino”, existe uma regra básica e fulcral que é o aquecimento e alongamentos. Antes de qualquer exercício físico, deve sempre começar por exercícios mais moderados e de aquecimento, com alongamentos incluídos.

Isto vai “aquecer” os músculos e torná-los mais “moldáveis” de forma a que não os começe a trabalhar de uma forma brusca e no final do treino não se sinta com tantas dores.

Além desta regra de ouro, existem algumas técnicas que pode experimentar depois do treino.
 

5 truques para os músculos doridos


1. Água com gelo

Está provado que a utilização de água com gelo imediatamente após o treino intenso é capaz de minimizar a fadiga muscular mais do que qualquer outro tratamento.

A água com gelo diminui a sensação de músculos doridos porque consegue diminuir a inflamação muscular.

Experimente tomar um banho gelado, o máximo que suportar. Vai ver que os resultados não tardam a aparecer. Caso a dor seja localizada, aplique uma toalha com gelo na zona afetada durante 10 a 20 minutos.

 

2. Calor

Calor? Então, acima acabamos de falar em gelo e agora falamos em calor? Não, não é um engano. Apesar do primeiro passo passar pela refrigeração, algumas horas após o treino deve aplicar-se calor sobre os músculos afetados.

Isto faz com que haja um estímulo do fluxo sanguíneo, o que mantém os músculos flexíveis. Tome um banho quente de chuveiro ou banheira ou aplique toalhas quentes sobre a zona afetada. Se adicionar sal grosso à água do banho, vai potenciar mais os resultados.

 

3. Não pare de se mexer!

Sabemos que quando temos os músculos doridos a última coisa que nos apetece é continuar a exercitá-los. Mas na verdade, existem alguns exercícios moderados que ajudam a reduzir estas dores.

Imagine que foi uma longa corrida que causou as dores musculares: opte por uma rápida caminhada para ajudar a restabelecer a massa muscular.

 

4. Vamos a uma massagem?

Quando o treino é verdadeiramente intenso, podem ocorrer pequenos rasgos nas fibras musculares e a reação natural do corpo é a inflamação. Ao receber uma massagem, o número de citocininas produzidas pelo corpo vão diminuir, o que é bom, pois estas são as responsável pela inflamação do corpo.

Além disso, a massagem aumenta a quantidade de mitocôndrias presentes no músculo, melhorando a sua capacidade de extrair oxigénio da corrente sanguínea.

 

5. Recorra a medicação

A dor está mesmo intensa e precisa de uma alívio imediato? Tome paracetamol ou outro anti-inflamatório como ibuprofeno, naproxeno ou aspirina para aliviar os músculos doridos.

Note que esta solução não deve ser utilizada por norma pois os medicamentos podem diminuir a capacidade natural de reparação dos músculos.


Veja também: