Saiba quais os melhores museus grátis a visitar

Estas são as nossas sugestões de museus grátis para que aceda a oferta cultural de qualidade sem comprometer o orçamento.

Saiba quais os melhores museus grátis a visitar
Museus grátis – afinal, onde estão eles?

Existe uma vasta oferta de museus grátis no nosso país; geralmente, as entradas gratuitas distribuem-se pelos domingos, sendo que na maioria dos casos não se paga bilhete no primeiro domingo do mês. Das artes do espectáculo à etnografia e à História de Portugal, são inúmeros os monumentos e museus que pode visitar gratuitamente. Aqui ficam as nossas propostas.

Museus grátis: onde encontrar?

traje

Viana do Castelo


Museu do Traje

O Museu do Traje de Viana do Castelo integra a Rede Portuguesa de Museus desde 2004 e é uma instituição de carácter permanente, sem fins lucrativos, ao serviço da sociedade e do seu desenvolvimento, incorporando, investigando, inventariando, conservando e interpretando a história de bens culturais representativos da natureza e do homem alto-minhoto, com a missão de estudar a cultura popular, de salvaguardar e desenvolver o património e de educar, no verdadeiro sentido dinâmico de criatividade e cultura.

Porto


soares dos reis

Casa-Oficina António Carneiro

Instalada num edifício dos anos 20, apresenta a reconstituição dos ateliers dos artistas que aí trabalharam – António Carneiro (1872-1930) e o filho Carlos Carneiro (1900-1971), figuras marcantes da arte portuguesa, nomeadamente nos contextos simbolista e modernista, respetivamente.

Nas salas de exposição poderá observar os materiais de pintura, documentos, livros, fotografias e objetos que pertenceram àqueles artistas, assim como uma interessante coleção de obras a óleo, aguarela e desenho.

Museu Nacional Soares dos Reis

O Museu Nacional de Soares dos Reis está instalado no Palácio dos Carrancas, construção de finais do séc XVIII que sofreu várias adaptações para esta nova função. As visitas ao Museu Nacional Soares dos Reis são grátis às quintas-feiras após as 18h00.

Lisboa


chiado

Museu do Chiado

O Museu do Chiado alberga a Coleção de Arte Contemporânea Portuguesa de 1850 à atualidade, contendo obras de pintura, escultura, desenho, vídeo, fotografia e instalação.

Museu da Música

Uma das mais ricas coleções da Europa de instrumentos musicais, contando com cerca de 1.000, na sua maioria de origem europeia. Os instrumentos que figuram na colecção são oriundos dos séculos XVI a XX, de tradição erudita e popular, alguns deles classificados como Tesouros Nacionais.

Museu Nacional de Arqueologia

Este museu tem coleções muito vastas e foi originalmente concebido como um “Museu do Homem Português” que “procura reunir elementos materiais que concorram para o conhecimento total da vida do homem… tudo o que defina caracteristicamente o nosso povo”.

Museu Nacional de Arte Antiga

Esta instituição alberga a mais completa coleção pública do País. Pintura, escultura, artes decorativas – portuguesas, europeias e da Expansão –, desde a Idade Média até ao século XIX, incluindo o maior número de obras classificadas como “tesouros nacionais”.

Museu Nacional do Azulejo

A coleção deste museu abrange a produção azulejar da segunda metade do século XV até à atualidade. Além do azulejo, a coleção integra peças de cerâmica, porcelana e faiança dos séculos XIX a XX. No início da exposição permanente encontra-se um pequeno núcleo que ilustra os materiais e técnicas de manufatura do azulejo.

coche

Museu Nacional dos Coches

Reunindo uma coleção única no mundo de viaturas de gala e de passeio dos Séculos XVI a XIX, na sua maioria provenientes da Casa Real Portuguesa a que se acrescentaram veículos vindos dos bens da Igreja e de coleções particulares, o Museu Nacional dos Coches apresenta um excelente conjunto que permite ao visitante a compreensão da evolução técnica e artística dos meios de transporte de tração animal, utilizados pelas cortes europeias até ao aparecimento do automóvel. No novo edifício estão expostas 70 viaturas,

Museu Nacional do Teatro

A exposição permanente “Peças de Teatro. As coleções do Museu” inclui peças das mais diversas origens: trajos de cena, adereços, figurinos originais, maquetas de cenário, retratos e esculturas originais e muitos outros objetos e documentos que representam uma parte significativa da História do Teatro e das Artes do Espetáculo em Portugal.

Ainda em Lisboa, o Museu Calouste Gulbenkian, o Museu da Electricidade e o Museu da Marioneta têm entrada gratuita todos os domingos.

Coimbra


coimbra

Museu Nacional Machado de Castro

As coleções do museu de Coimbra espelham a riqueza da Igreja e a importância do mecenato régio às quais se devem muitas das suas obras de arte e alfaias religiosas de maior valia. A escultura monocromática ou policroma, em madeira e pedra, ocupa lugar de destaque, ilustrando com numerosas obras o trabalho das melhores oficinas flamengas e também a evolução das escolas portuguesas da Idade Média ao século XVIII.

Veja também: