Os 10 museus mais incríveis do mundo

Um museu do cabelo, do gelado, da batata frita ou do kiwi? Não é brincadeira; todos existem e estão na lista dos museus mais incríveis do mundo.

Os 10 museus mais incríveis do mundo
Verdadeiros arquivos espantosos de memórias

Vamos fazer uma viagem à volta do globo e encontrar os museus mais incríveis do mundo? Se alguns são espantosos pela sua magnitude, outros são um verdadeiro hino ao lado mais bizarro. Embarque connosco nesta viagem ao conhecimento.

Conheça os 10 museus mais incríveis do mundo

Museu do Exército de Terracota, Xian, China

Descoberto por um mero acaso em 1974 quando trabalhadores chineses procuravam um poço, o Museu do Exército de Terracota é verdadeiramente espetacular, sendo até património mundial da UNESCO.

Estamos a falar de nove mil estátuas de soldados, cavalos e carros de guerra feitos em terracota, que pertenciam ao imperador Qin! E mais interessante é saber que este exército tinha mesmo um propósito militar: proteger o governante chinês após a sua morte, daí a explicação de estarem enterrados.

xian

Memorial do Holocausto Yad Vashem, Jerusalém

Criado para para honrar as pessoas não judias que se esforçaram para salvar a vida dos judeus durante o Holocausto, este museu é um dos museus mais incríveis do mundo, infelizmente não pelos melhores motivos.

Com a maior coleção do mundo de depoimentos de vítimas do Holocausto, é também detentor da maior coleção de pinturas produzidas por judeus e vítimas do nazismo entre 1933 e 1945. Impossível não ficar arrepiado ao visitá-lo.

jerusalem

Complexo de museus do Vaticano, Cidade do Vaticano

Inaugurados pelo Papa Júlio II no século XVI, o complexo de museus do Vaticano é uma verdadeira sala de exposições com algumas das pinturas mais bonitas do mundo: ao todo são 52 galerias.

Rafael, Ticiano e Caravaggio são alguns dos autores das obras, com destaque para as salas Galeria dos Mapas, Galeria de Tapeçaria e, claro está, a magnífica Capela Sistina de Miguel Angelo.

De realçar também que as paredes da capela incluem obras de artistas como Perugino e Botticelli.

vaticano

MUSA (Museo Subacuático de Arte), Cancun

Não estamos a brincar, é mesmo assim. Para visitar o museu submerso de Cancun tem de usar equipamento de mergulho.

Uma vez equipado, vai encontrar um dos museus mais incríveis do mundo, com obras que não encontrará em mais lado nenhum! São mais de 500 esculturas dos escultores Jason deCaires Taylor, Karen Salinas Martínez, Roberto Díaz Abraham, Rodrigo Quiñones Reyes e de Salvador Quiroz Ennis.

Além disso, vai passar por obras “vivas” – as criaturas marinhas que passam por ali.

cancun

Museu Glore Psychiatric, Missouri

O Museu Glore Psychiatric faz parte do complexo de museus St. Joseph, no Missouri.

As suas exposições apresentam os 130 anos de história do hospital mental que funcionou no edifício adjacente e ilustram a história e evolução dos tratamentos de saúde mental ao longo dos tempos. É, aliás, considerado um dos cinquenta museus mais incomuns dos Estados Unidos.

Museu Avanos, Capadócia

Se procura os museus mais incríveis do mundo, tem de ir à Capadócia visitar o museu Avanos. Imagina o que é ter reunido num só local cerca de 16 mil amostras de cabelo de mulheres diferentes? Neste museu é o que vai encontrar.

Já foi criada até a tradição de, todas as mulheres que visitam Avanos, deixarem por lá um pedaço de seu cabelo. As madeixas já cobrem todas as paredes e o teto.

hair museum

Museu Kiwi 36, Nova Zelândia

Te Puke, cidade situada no norte da Nova Zelândia,é considerada a capital mundial do kiwi. Neste sentido, é também aqui se situa o Museu Kiwi 360, que leva seus visitantes a conhecer tudo sobre esta fruta.

Processo de cultivo, colheita e exportação são alguns dos temas abordados num dos museus mais incríveis do mundo, assim como é disponibilizada a venda de produtos derivados.

E se isto já não é espantoso por si, conte com um tour num “kiwimóvel”, carrinhos de golfe com decoração de forma a parecerem kiwis.

kiwi

Museu Toilet, Índia

Se quer conhecer todo o tipo de sanitas, este é o local indicado. Venha até à Índia conhecer o Museu Toilets Sulabh Internacional.

Fazendo um estudo da história e do design de sanitas de todo o mundo, passando por diferentes épocas, este museu em Nova Déli tem um propósito mais profundo: chamar a atenção sobre a importância do saneamento básico na Índia e no resto do mundo.

toilet

Museu da Batata Frita (Fritsmuseum), Bélgica

Doido por uma boa batata frita? Então este local é para si! O Museu da Batata Frita foi Inaugurado em 2008 em Bruges, e pretende homenagear o prato mais emblemático da Bélgica.

No Fritsmuseum encontra fotografias, cartazes e obras de arte ligados às batatas fritas, assim como descascadores históricos e filmes que ensinam a preparar a batata-frita perfeita.

batata frita

Museu do Gelado, Los Angeles

Num dos museus mais incríveis do mundo, o Museu do Gelado em Los Angeles, conte encontrar várias delícias, desde um banana split confecionado com 10 mil bananas, gelado derretido para imitar uma selva ou ainda uma casa com sabor a menta.

Destaque também para a maior atração deste museu: uma piscina arco-íris cheia de granulados – sim, aqueles que são utilizados para decorar bolos e gelados!

A verdade é que as marcas mais famosas de gelados da Califórnia e Los Angeles querem estar representadas neste museu, que é um verdadeiro êxito de bilheteira (afinal de contas, são realizadas também provas de degustação…) Com fome?

gelado

Veja também: