Sabe qual a melhor música para trabalhar? Nós temos a resposta

Quer aumentar a sua produtividade? Descubra agora qual é a melhor música para trabalhar.

Sabe qual a melhor música para trabalhar? Nós temos a resposta
Faça a sua própria experiência

Começamos este artigo com uma questão: música para trabalhar – sim ou não? As opiniões dividem-se.

Se o Instituto de Tecnologia da Geórgia, nos Estados Unidos da América, garante que ouvir música durante a execução de uma tarefa que exija uma elevada dose de concentração diminui a capacidade de memorização, já a empresa de neuromarketing Mindlab afirma que ouvir música enquanto trabalha aumenta os níveis de produtividade e beneficia o estado emocional dos funcionários, tornando-os mais positivos.

Mas há mais estudos que aconselham a escuta regular de música para trabalhar. Em 1972, o estudo “Applied Ergonomics” garantia que ouvir música é a companhia ideal para a execução de tarefas repetitivas. Mais recentemente, em 1995, os investigadores do estudo do Journal of Applied Psychology, garantiram que ouvir música para trabalhar aumenta “drasticamente” a produtividade dos funcionários.

Por sua vez, o estudo publicado pelo Journal of the American Medical Association revelou que os ouvir música reduz a atenção aos detalhes (ainda que aumente a rapidez da execução das tarefas).

Música para trabalhar: quais e quando?

1. Música para estimular a criatividade

Dizem os especialistas que a música clássica é a mais indicada para terminar com os bloqueios criativos.

2. Música para “abafar” ruído de fundo

Nestes casos, as músicas mais indicadas são as que utilizam diversos instrumentos com um som constante. Não vai ter dificuldades em encontrar diversos exemplos nos mais variados géneros musicais.

3. Música para ficar motivado

Aqui, a música pop é a rainha. Ainda assim, os especialistas garantem que também pode escolher um dos seus temas preferidos, independentemente do género. Se está sem ideias deste género de músicas para trabalhar, um estudo do Spotify, uma das maiores empresas mundiais de streaming, deixa a sugestão:

4. Para aumentar os níveis de concentração

Se o seu trabalho exige um grande nível de concentração, o melhor mesmo é optar por música ambiente, sem letra e sem grandes alterações de ritmo ou cadência. Se preferir optar por sons ambientes, experimente sites como o [email protected] ou o A Soft Murmur. Ainda assim, deixamos-lhe uma sugestão:

5. Música para ouvir durante tarefas repetitivas

Se o seu dia de trabalho consiste na realização constante de um certo tipo de tarefas, os especialistas aconselham-no a ouvir música rock (e suas variantes). As batidas aceleradas vão ajudá-lo a concentrar-se a executar as tarefas de forma mais rápida e eficaz:

Não se esqueça: estas são apenas algumas dicas e sugestões que podem ser adaptadas aos seus gostos musicais. Faça a sua própria experiência e descubra qual a música para trabalhar que mais se enquadra no seu perfil.

Veja também: