Os 8 must-have dos livros de receitas (para todos os gostos)

Com falta de ideias para cozinhar? Farta de comer sempre os mesmos pratos? Inspire-se nestes 8 livros de receitas que tem de ter em casa.

Os 8 must-have dos livros de receitas (para todos os gostos)
Páginas e páginas de inspiração

Cozinhar todos os dias, pode ser bem aborrecido. Acabamos por ficar sem ideias, porque estamos desgastados de um dia de trabalho e preparamos uma refeição que seja rápida e descomplicada. Para que tal não aconteça, confira 8 must-have dos livros de receitas que tem de ter em casa.

São receitas de diversos tipos, algumas tipicamente portuguesas, outras de reconhecidos chefs internacionais, porém possuem todas algo em comum: o sabor em todas as suas variedades. É certo que pela internet não faltam receitas para todos os gostos, porém a magia de criar uma receita de raiz, olhando para um livro, feito por alguém que dedicou o seu tempo e carinho a preparar aquele prato, não é comparável. Assim, deixamos 8 sugestões de livros de receitas que tem de ter em casa.

Os 8 must-have dos livros de receitas

Faz-nos lembrar os tempos das nossas avós, em que pegavam num livro de cozinha ou numa receita escrevinhada num velho caderno de família – é esta a sensação que terá ao preparar uma das sugestões deste 8 livros de receitas que tem de ter em casa.


1. 15 Minutos e Pronto, de Jamie Oliver

15 minutos e pronto

Com este livro aprenderá refeições deliciosas, nutritivas e muito rápidas. A promessa é feita por um dos mais famosos chefs de cozinha do mundo que percebe que, com a correria do dia a dia, muitas vezes falta tempo para cozinhar. Então, que melhor sugestão do que preparar um prato completo em 15 minutos? Mas as maravilhas deste livro de cozinha não ficam por aqui. Aprenda também quais são os utensílios que não podem faltar na cozinha e de como deixá-la sempre arrumada num ápice.


2. Nigellissima: Receitas fáceis inspiradas em Itália, de Nigella Lawson

nigellissima

Se é fã da culinária italiana, aqui está um dos melhores livros de receitas da autoria da charmosa Nigella Lawson. No total são 120 receitas que poderá fazer as delícias da sua família, como se fosse um verdadeiro chef de cozinha. É um livro tão cheio de vida que a cada receita parecerá que tem o prato ao seu lado. A autora teve ainda o cuidado de ensinar dicas para economizar tempo na cozinha e otimizar o espaço na despensa lá de casa.


3. Food & Life, de Joël Robuchon e Nadia Volf Assouline

food and life

O famoso chef francês Joël Robuchon e a médica, acupuntora e professora Nadia Volf trazem um livro com receitas, informação útil e nutricional sobre os ingredientes e a sua influência no estado físico e psicológico das pessoas. Todos sabemos que uma boa saúde, a nível físico e psicológico dependem muito do que comemos e, este livro é, assim, uma ode para a arte de uma cozinha deliciosa e saudável. Com ele poderá entender melhor os alimentos, perceber as dietas da moda e os seus problemas, bem como as consequências positivas e negativas de tudo o que ingerimos.


4. As Preferidas dos Portugueses, de vários autores

as preferidas dos portuguesas

Aqui está um cardápio cheio de receitas clássicas, tradicionais e populares, que há muito conquistam o paladar de um povo dotado de um património gastronómico tão rico e inigualável e que surpreendem os turistas que nos visitam. O ponto de partida destas receitas é a famosa publicação TeleCulinária que durante décadas encheu as prateleiras dos lares portugueses. Aqui enaltece-se as fortes influências, importadas e herdadas de outros tempos e de outros locais, numa fusão de usos e costumes cada vez mais portugueses.


5. Cozinha Vegetariana Para Quem Quer Ser Saudável, de Gabriela Oliveira

a cozinha vegetariana para quem quer ser saudável

A gastronomia vegetariana é fascinante, pela sua simplicidade e diversidade, e, sobretudo, por desconstruir muitos mitos e preconceitos à volta deste tipo de alimentação, apresentando alternativas válidas para uma vida mais saudável, compassiva e ecológica. Neste livro de Gabriela Oliveira encontrará mais de 90 receitas, simples, práticas e deliciosas, que vão desde refeições completas e snacks e sobremesas 100% vegetarianas. Sem carne, peixe, lactose nem ovos.


6. 100 Alimentos Que Deve Comer, de Glen Matten

100 alimentos que deve comer

Há milhares de dietas, das mais rígidas às mais ligeiras, das mais simples às mais complexas. Porém em quase todas encontrará algo em comum: os 100 alimentos que são destacados neste livro. Escrito com o objetivo de fazer cada leitor pensar de forma diferente sobre os alimentos que compra e consome, este livro está repleto não só de receitas mas também de informações úteis, que ajudam a simplificar a alimentação e a adotar um estilo de vida saudável.


7. Chegar Novo a Velho – Receitas, de Manuel Pinto Coelho e Camila Balbi

chegar novo a velho

Manuel Pinto Coelho é considerado o maior especialista português em anti-aging e arrasta multidões nos seus discursos e testemunhos. Neste livro, apresenta receitas que seguem os princípios básicos que defende: uma alimentação promotora de hormonas, alcalina e paleolítica. Para ajudá-lo na tarefa, convidou Camila Balbi, uma ex-modelo que desenvolve a sua atividade como Integrative Nutrition Health Coach e que é muito conhecida pelos workshops que faz na área da alimentação saudável.


8. O Livro de Pantagruel, de Bertha Rosa-Limpo, de Maria Manuel Limpo Caetano e Jorge Brum do Canto

livro do pantagruel

Claro que a finalizar a lista dos 8 livros de receitas que tem de ter em casa não poderia faltar a verdadeira bíblia: O Livro do Pantagruel, que faz parte da história da gastronomia portuguesa há várias gerações – desde 1946, data da primeira edição. Temperos, complementos de cozinha, aperitivos, entradas, sanduíches, sopas, soufflés, saladas, pratos de peixe, pratos de carne, massas, bolas, empadas, folares, pastéis, tartes, bolos… Uma panóplia gigante de receitas que resumem o melhor da nossa cozinha.

Veja também: