AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

MBTI – Myers Briggs Test - Faça o Teste Online!

As empresas são cada vez mais sensíveis ao impacto das características dos colaboradores na produtividade. 

MBTI – Myers Briggs Test - Faça o Teste Online!
Conheça o seu tipo de personalidade!

Enriqueça o seu CV com um Curso de Inglês - 20 Aulas GrátisMuitas empresas utilizam o MBTI - Myers Briggs Test, como instrumento de gestão de pessoas.


MBTI Myers Briggs Test – O que é?

O teste MBTI – Myers-Briggs Type Indicator – é um teste de personalidade. Da resposta a este teste resulta o enquadramento de cada pessoa num de 16 tipos de personalidade, cada um deles estruturado em torno de quatro dimensões diferentes. É considerado um teste bastante completo e o objectivo das suas criadoras (Isabel Meyers e Katharine Briggs) foi tornar a teoria da personalidade de Carl G. Jung aplicável ao quotidiano das pessoas e das organizações.



O que avalia?

O Myers Briggs Test avalia as preferências de comportamento e de percepção de cada pessoa em determinadas situações, defendendo que as variações no comportamento de cada um de nós podem, na verdade, constituir padrões de funcionamento. Ora, interessa às empresas conhecer os padrões de comportamento dos seus colaboradores!



Quais as quatro dimensões avaliadas pelo Myers Briggs Test?

  • Introversão / Extroversão: preferência por focar-se no mundo interior ou exterior (I/E)
  • Percepção/Intuição: preferência por focar-se na informação básica que é recebida ou preferência por interpretar e acrescentar significado a essa informação? (S – Sensing / N – Intuition)
  • Razão / Emoção: Quando toma decisões, recorre primordialmente à lógica e à consistência dos dados ou, antes, às pessoas e circunstâncias especiais? (T – Thinking / F – Feeling)
  • Julgamento / Percepção: preferência por ver as situações-problema resolvidas o mais rápido possível ou por estar aberto a novas opções e informações (J – Judging / P - Perceiving)

Ao responder ao teste MBTI, a pessoa irá optar, em cada uma das quatro dimensões, pelo pólo que mais corresponde ao seu comportamento habitual. Do cruzamento do resultado obtido nas quatro dimensões resulta o seu tipo de personalidade, expresso por um código com quatro letras. Por exemplo, “INFP”.




Não existe um tipo de personalidade “melhor” que outro!

Tal como em qualquer teste de personalidade, no teste MBTI – Myers Briggs Type Indicator – não existem respostas certas ou erradas. Existem, sim, respostas mais ou menos coincidentes com aquele que é o seu comportamento habitual.

De igual modo, não há um tipo de personalidade mais valorizado que outro; há, sim, tipos de personalidade de que funcionam melhor em determinadas funções dentro das empresas.




Para que usam as empresas o teste MBTI – Myers Briggs Type Indicator?

  • Gestão de pessoas
  • Desenvolvimento de competências de liderança
  • Resolução de conflitos
  • On the Job Coaching
  • Gestão da mudança organizacional
  • Gestão do tempo
  • Resolução de problemas
  • Eficaz tomada de decisão
  • Gestão do stress
  • Conhecimento da cultura da empresa e estudos de ambiente organizacional




Como fazer o teste MBTI – Myers Briggs Type Indicator?

Faça aqui o teste MBTI e descubra em qual dos 16 tipos de personalidade se enquadra.




Variações do teste MBTI

Para facilitar a interpretação dos resultados do teste, foi estabelecida uma analogia entre cada tipo de personalidade e as características de um animal. Poderá descobrir qual o animal correspondente ao seu tipo de personalidade.




Regras para o preenchimento do teste MBTI

Não há truques de resposta! Sendo um teste de personalidade, o que se espera de si é que responda honestamente às questões. Pense que uma empresa que lhe apresente este teste estará, à partida, sensível à importância de lhe atribuir funções e tarefas de acordo com as suas características pessoais, pelo que o ideal será não tentar falsificar os resultados do seu teste.



Não esquecer...

  • Os testes psicológicos, sejam de personalidade, de inteligência, ou tenham por finalidade avaliar outras dimensões do comportamento das pessoas, têm sempre limitações. Os seus resultados devem ser interpretados à luz de um conhecimento mais alargado da pessoa e do contexto (profissional, por exemplo) em que se insere.
     
  • Como outros testes de personalidade, o MBTI baseia os seus resultados num “auto-relato”, isto é, na percepção que a pessoa tem, no momento em que faz o teste, acerca do seu próprio comportamento. Assim, os resultados podem variar com o tempo e com outros factores.
     
  • Ainda assim, é uma ferramenta útil de orientação para as pessoas e empresas que acreditam que o auto-conhecimento é fundamental em qualquer processo de desenvolvimento profissional!
     
  • Se se estiver a candidatar a uma empresa e souber que esta aplica o teste MBTI – Myers Briggs Type Indicator aos seus colaboradores, poderá ser interessante introduzir o seu tipo de personalidade no seu CV. Arrisque!
     
 

Conselhos sobre como subir na carreira, com a Newsletter do E-Konomista


Veja também: