AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Não precisa de dar graxa para o seu chefe gostar de si!

Considera-se uma pessoa ambiciosa que quer chegar longe na empresa onde trabalha? Ter o chefe do seu lado é um fator importante!

Não precisa de dar graxa para o seu chefe gostar de si!
Como ser o braço direito do chefe?
  • Tente sempre ser parte da solução e não parte do problema

Apesar de poucos o reconhecerem, a maior parte dos empregados quer ficar bem aos olhos dos cargos mais altos. No entanto, esta tentativa de fazer que o seu superior goste de si é muitas vezes vista como “dar graxa”. Veja algumas dicas para tornar-se o braço direito do seu chefe sem ser considerado “graxista”. 


1. Conheça as prioridades do seu chefe

Se o seu superior está na posição em que está, é porque tem uma série de prioridades definidas e trabalha para conseguir os seus objetivos. Não seja aquela pessoa que trabalha apenas porque quer o ordenado no final do mês. Pelo contrário, tente saber quais são as prioridades e objetivos do seu chefe a curto, médio e longo prazo e seja parte do processo.


2. Mantenha-o informado

Não se trata de ser queixinhas mas sim de estar presente. Mantenha o seu chefe informado e sobre as suas ideias, o seu trabalho e a sua evolução. Isto vai mostrar que é um empregado com boas capacidades de comunicação e, por sua vez, vai fazer que o seu superior saiba exatamente quem é e se está a ser produtivo.


3. Respeite-se a si próprio

Pode pensar que o seu chefe vai gostar de ter alguém que “dá graxa”, mas a verdade é que isto não funciona em todos os casos. Se quiser manter a sua dignidade, ganhar o respeito do seu chefe e dos seus colegas, a melhor maneira é começar por respeitar-se a si próprio. Dê o seu melhor no trabalho, evite cair em comentários sobre outros e saiba aceitar as críticas. 


4. Procure soluções

Não espere que sejam sempre outros a resolver os problemas. Se cometer um erro, seja o primeiro a responsabilizar-se e mostrar-se interessado para encontrar uma maneira de o resolver. Seja parte da solução e não do problema.


5. Demonstre que está interessado a longo prazo

Embora hoje em dia ninguém esteja a espera que queira ficar numa empresa para o resto da sua vida, também não deve mostrar-se desinteressado nesta ideia. É mais provável que o seu chefe o valorize mais e queira investir mais em si se souber que está realmente interessado no bem da empresa e que não vai desistir à primeira dificuldade.


Veja também: