Nasa quer contratar agente para proteger a Terra de... extraterrestres

A Nasa está a recrutar quem proteja a Terra da vida extraterrestre e o ordenado pode chegar aos 156 mil euros anuais. Saiba mais.

Nasa quer contratar agente para proteger a Terra de... extraterrestres
O objetivo é defender a Terra da vida extraterrestre

A Nasa está, atualmente, a contratar um “Planetary Protection Officer”, ou seja, um agente de proteção planetária. A principal função deste profissional será defender a Terra da vida extraterrestre, mais especificamente da “contaminação biológica no espaço de exploração humano e robótico”, evitando que astronautas e os robots tragam involuntariamente qualquer material orgânico ou biológico depois de viajarem no espaço.

São procurados candidatos com “conhecimentos avançados de proteção planetária”, experiência em “programas espaciais com relevo nacional” e que possuam formação superior em Física, Engenharia ou Matemática. Devem também ter disponibilidade para exercer um cargo que implica um alto nível de secretismo.

As principais responsabilidades da função incluem liderar todas as atividades relacionadas com as necessidades de proteção planetária de acordo com os valores e missão da Nasa, bem como aconselhar sobre os prós e contras biológicos de certos objetivos.  Uma das missões já agendada para o profissional a selecionar é “um passeio” à Europa, uma das luas de Júpiter.

O contrato é de três anos, podendo ser renovado por mais dois, o salário anual varia entre os 105 mil e os 156 mil euros. O agente de proteção planetária irá ingressar o departamento de Proteção Planetária que tem a responsabilidade de manter o planeta “no seu estado natural” e tomar “medidas prudentes de precaução para proteger a biosfera terrestre no caso de existir vida noutro local”. Por isso, deverá ser conhecedor de todas as orientações e protocolos seguidos pela Nasa neste âmbito.

Sobre as políticas de proteção planetária da Nasa

A missão do gabinete de Proteção Planetária é promover a exploração responsável do sistema solar pela implementação e desenvolvimento de esforços que protejam a ciência, os ambientes explorados e a Terra.

Os objetivos da proteção planetária são diversos e incluem:

  • Preservar a capacidade de estudar outros mundos, tal como existem nos seus estados naturais;
  • Evitar a contaminação biológica dos ambientes explorados que possam prejudicar a possibilidade de encontrar a vida extraterrestre, se existir;
  • Garantir que são tomadas todas as precauções para proteger a biosfera da Terra caso haja vida noutros planetas.

O prazo para candidaturas a agente de proteção planetária termina agora, em agosto, mas apenas se podem candidatar cidadãos norte-americanos. No entanto, se ficou interessado pode saber mais sobre o departamento de Proteção Planetária da Nasa aqui!

Veja também: