Natal em Lisboa: 6 sugestões imperdíveis

Nesta época mágica, Lisboa ganha um encanto especial. Siga este mini-roteiro e prepare-se para viver experiências únicas na capital.

Natal em Lisboa: 6 sugestões imperdíveis
Os brilhos do Natal deixam a cidade ainda mais bonita

Concertos, teatros, feirinhas, ruas iluminadas e iguarias tradicionais: encontra tudo isto nas festividades de Natal em Lisboa. Como em qualquer outra capital europeia, também aqui esta época assume um brilho especial. Dá vontade de pegar na família, sair à rua e entrar no espírito caloroso da quadra. Vamos a isso?
 

No Natal, em Lisboa, não perca...


Feira Popular de Natal

feira popular

Apesar de nem sempre se realizar no mesmo sítio – este ano está instalada no Parque da Bela Vista, a Feira Popular de Natal é já uma tradição lisboeta. Pequenos e graúdos podem divertir-se nos habituais carrosséis e bancas de feira popular, das mais inofensivas às mais ousadas, e há ainda um bónus: o Circo Chen.
 


Circo de Natal do Coliseu

O Circo do Coliseu é um clássico do Natal lisboeta. Leve os seus filhos, sobrinhos ou afilhados a ver o “maior espetáculo do mundo” e verá que se transformará numa memória feliz. Para além de números de trapezismo, magia e animais amestrados, não vão faltar os endiabrados palhaços.
 


Bolo-rei da Confeitaria Nacional

bolo rei

Saber qual é o melhor bolo-rei de Portugal pode ser uma tarefa impossível. Todos temos o nosso favorito e, atualmente, com as confeitarias a inovarem – bolo-rei de chocolate, bolo-rainha, bolo-rei escangalhado, etc. – a missão é ainda mais difícil. 

Mas há um facto que está provado: foi na Confeitaria Nacional que nasceu a versão original portuguesa do bolo-rei. Baltazar Castanheiro II, filho do fundador da Confeitaria Nacional, que existe há 185 anos na Praça da Figueira, em plena Baixa Pombalina, trouxe a inspiração de França.

O mais antigo e, para muitos, o melhor, tal a quantidade de prémios que a Confeitaria Nacional já recebeu. Comer uma fatia de bolo-rei da Nacional, é, por isso, uma das nossas sugestões para viver o Natal em Lisboa.
 


Natal em Lisboa

Organizado pela EGEAC, o Natal em Lisboa é um festival de música que tem marcado os últimos natais na cidade. De entrada livre, convida as famílias a contactar com o património musical eclesiástico e tradicional, com os concertos a terem lugar tanto em igrejas como em salas de cinema ou até no Aeroporto, surpreendendo quem acaba de aterrar.

 

Mercado de Natal em Alvalade

Há muitas feirinhas e mercados durante o mês de dezembro em Lisboa. Alguns são versões especiais de mercados regulares, outros são eventos da época, como é o caso do Mercado de Natal em Alvalade, que se tem realizado todos os anos nesta altura: banquinhas de artesanato e produtos gourmet, comes e bebes, animação de rua e workshops, são algumas das atividades previstas.

 

Iluminações de Natal

iluminações

A Câmara Municipal de Lisboa, como forma de atrair não só os locais como os turistas, tem aumentado o investimento nas iluminações natalícias. A cidade está por isso mais brilhante do que nunca e dar um passeio noturmo pelas ruas e avenidas lisboetas é obrigatório. Segundo fonte da autarquia, serão “dois milhões de lâmpadas LED, de baixo consumo, a iluminar 34 avenidas, ruas e praças da capital”. Deste pacote fazem ainda parte duas grandes árvores de natal: uma na Praça do Comércio, Terreiro do Paço e outra no Rossio. 

Veja também: