7 dicas imperdíveis para passar o Natal em Madrid

É uma cidade cheia de vida e alegria e onde as pessoas parecem conhecer-se desde sempre. Mas no Natal em Madrid tudo fica mais especial. Saiba porquê.

7 dicas imperdíveis para passar o Natal em Madrid
Madrid encanta qualquer pessoa, especialmente no Natal

Talvez nenhuma outra cidade saiba viver mais e melhor do que Madrid, um lugar profundamente sedutor cuja pura energia traz uma mensagem simples: esta cidade realmente sabe aproveitar cada momento ao máximo. E a época do Natal em Madrid não é exceção.

As ruas enchem-se de pessoas, as luzes iluminam as noites e convidam a passeios prolongados, os mercados de Natal tentam-nos com produtos diferentes e originais. Assim é o Natal em Madrid e não vai querer perder. Confira as melhores sugestões.

O que fazer no Natal em Madrid: 7 sugestões


Tudo se resume a uma palavrar: caminhar. Sem pressa, com tempo, em boa companhia e desfrutar das decorações de Natal em Madrid, das luzes brilhantes, apreciar as montras enfeitas e deliciar-se, no final do dia, com uma bela refeição. Saiba o que de melhor há para fazer no Natal em Madrid.

1. Ver as luzes de Natal

Madrid at Christmas

Este ano, a iluminação de Natal em Madrid é bastante inovadora, com diferentes motivos em diferentes sítios da cidade. Na Calle de Alcalá, de Cibeles a Puerta de Alcalá, a iluminação evocará o céu de Madrid coberto de estrelas; na Calle de Serrano poderemos ver representações relacionadas com a moda; a Calle de Fuencarral e as praças de Callao e Colón também terão novos ornamentos.

Também haverá árvores de Natal espalhadas por Madrid, nomeadamente na Puerta del Sol, na Gran Vía, na Plaza de Colón, na Plaza de Callao, na Plaza San Juan de la Cruz, na Plaza Espanha e Calle Fuencarral.

2. Natividade no Centro Cibeles

Os cidadãos de Madrid e os turistas que visitam a cidade durante o Natal poderão desfrutar, como é tradicional, de uma cena natalícia popular no Patio de Operaciones do Palácio de Cibeles.

Trata-se de uma representação do nascimento, de estilo tradicional hebraico, composto por mais de 250 figuras, modeladas pelo artesão José Luis Mayo Lebrija e que dá vida ao cenário projetado pela Asociación Belenistas de Madrid. O presépio mostra as cenas tradicionais do nascimento de Jesus Cristo: a Anunciação à Virgem, a Natividade, a caravana dos Magos, a fortaleza do rei Herodes, o pedido de uma pousada e o voo para o Egito.

3. Mercado de Natal da Plaza Mayor

mercado natal plaza mayorFonte da imagem: Bocados de Madriz

Com a chegada do Natal, a Plaza Mayor transforma-se num espaço gigante de comércio tradicional, onde não faltam figuras de Belém, instrumentos musicais, brinquedos e itens originais e divertidos, num total de 104 barraquinhas.

4. Autocarro de Natal

naviluzFonte da imagem: Twitter Ayuntamiento Madrid

Chama-se Naviluz e é um autocarro de dois andares e que lhe permite desfrutar da atmosfera de Natal em Madrid da maneira mais confortável possível e com a garantia de que não vai perder absolutamente nada.

O trajeto deste autocarro especial começa na Plaza de Colón, segue por Serrano, Puerta de Alcalá, Alcalá, Cibeles, Alcalá, Gran Vía, Callao, Jacometrezo, Santo Domingo, San Bernardo, Gran Vía, Alcalá, Cibeles, Alcalá, Puerta de Alcalá, Velázquez, José Ortega e Gasset, e novamente Serrano. Um passeio imperdível.

5. Pista de gelo na Plaza de Colón

Pista de gelo na Plaza de ColónFonte da imagem: Blog Cintia Gasques

Na Plaza de Colón espera por si uma pista de gelo de 600 metros quadrados, que promete ser o palco de muitas horas de diversão. Esta ideia foi importada de outras cidades com uma grande tradição em pistas de gelo, como Rockefeller Center, em Nova Iorque ou a pista de gelo do Museu de História Natural, em Londres.

6. Comboio dos Reis Magos

comboios dos reis magosFonte da imagem: Viver el Tren

Na origem desta ideia, organizada pela Associação de Amigos da Ferroviária de Madrid, está a possibilidade de viajar como uma família a bordo de um comboio histórico cheio de alusões ao Extremo Oriente.

O ponto de partida e de chegada localiza-se na estação Príncipe Pío e dura aproximadamente uma hora. Pelo caminho, os passageiros poderão apreciar a paisagem, como o Monte del Prado, bem como a caracterização e animação oferecidas a bordo.

7. Feira Internacional de Culturas do Natal

Feria Internacional de Culturas da La NavideñaFonte da imagem: Facebook La Navideña Feria Internacional de las Culturas

O espaço Matadero Madrid acolhe, este ano, a terceira edição da Feria Internacional de Culturas da La Navideña. Com a colaboração das embaixadas de quase 100 países e várias instituições internacionais, La Navideña mostra as diferentes formas de celebrar o Natal de acordo com as diferentes tradições do mundo.

O espaço recebe uma transformação mágica que vai agradar a todos e não faltam atividades para dançar, cantar, brincar, comprar artesanato ou experimentar a gastronomia de Natal de diferentes países.

Não faltam bons motivos para vivenciar o Natal em Madrid e desfrutar de uma atmosfera encantadora e animada.

Veja também: