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8 dicas para um Natal saudável com diabetes

No Natal, esperam-nos as festas, a família, os amigos e muita comida! As pessoas com diabetes podem usufruir da época natalícia, mas com alguns cuidados.

8 dicas para um Natal saudável com diabetes
Descubra os melhores alimentos na diabetes

É à volta da mesa que o Natal acontece! A abundância domina a ceia de Natal e, como manda a tradição, os pratos de bacalhau, o peru e o polvo reinam à mesa com os mais variados acompanhamentos! E nunca chegam!

O requinte das rabanadas da avó, os sonhos da madrinha, a aletria da vizinha, o arroz doce da mãe, mais o bolo-rei e o pão de ló marcam presença obrigatória nas doçarias natalícias. O vinho, o champanhe e os licores também trazem a alegria dos brindes… À nossa e à vossa!

Manter a disciplina no Natal pode ser um grande desafio para todas as pessoas, mas para os diabéticos é um verdadeiro teste.

Não ganhar peso e controlar os níveis de glicemia é essencial para que o Natal seja feliz em vez de ser catastrófico. É necessária força de vontade e seguir algumas dicas importantes para viver este momento do ano com saúde.

Diabéticos: 8 cuidados a ter no Natal


1. Não deixe que os dias de festas e feriados alterem a sua rotina em relação às recomendações médicas.

2. Não se sente à mesa com muita fome. Para tal, antes da refeição, coma algo proteico para evitar o exagero na consoada.

3. Respeite o fio de azeite! Esqueça os molhos apurados!

4. A couve portuguesa fica-lhe bem com certeza, as batatas e o pão é que não! Prove, apenas!

5. Na hora da tentação dos doces, antes de atacar, faça uma pausa e selecione um ou dois que mais gosta e não exagere na quantidade.

6. Nas bebidas, opte sempre pelas que não têm adição de açúcar.

7. Os frutos secos, como amêndoa, pinhões, avelãs, nozes e amendoins devem ser consumidos em pequenas quantidades.

8. Evite a fruta cristalizada, pois contém muito açúcar.

Existem alimentos que ajudam a diminuir os níveis de glicemia no sangue pela sua ação estimuladora do pâncreas em produzir insulina (diabetes tipo 2). Nos diabéticos insulino-dependentes, estes alimentos diminuem a resistência à insulina.

No Natal e durante todo o ano, podem e devem ser consumidos com o objetivo de manter estáveis os níveis de glicose no sangue dentro dos valores normais, evitando os picos e desregulação glicémica.

ceia de natal

Alimentos saudáveis na diabetes

  • Mirtilo;
  • Romã;
  • Canela;
  • Tremoços (sem sal), pode ser usada a farinha de tremoço (ervanária e dietética);
  • Mangostão;
  • Aveia;
  • Café (1 ou 2 por dia);
  • Dente-de-leão (chá);
  • Gymnema sylvestris (suplemento alimentar “destruidor de açúcar”, ervanária).

 

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Ana Luisa Santo Ana Luisa Santo

Enfermeira especializada em acupuntura e medicina tradicional chinesa. É uma apaixonada pela saúde natural e terapias alternativas, explorando ativamente formas seguras de cuidar a saúde e o bem-estar. Trabalhou no Serviço de Cuidados Intensivos do Hospital Geral Santo António, Porto. Atualmente trabalha na consulta de acupuntura do Hospital da Lapa. Docente no Instituto Jean Piaget. Enfermeira voluntária na AMI.